07 janeiro 2009

Black & Tan


O hábito de misturar cervejas claras e escuras dentro do mesmo copo já passa de mais de 1100 anos. Documentos do século IX contam que os Vikings, por exemplo, já o faziam.

O termo “Black and Tan”, em português, “negro e bronzeado” é usado para uma clássica combinação entre Guinness e Bass Ale. Quando a mistura acontece entre Guinness e Harp, como nas fotos, o nome usado é “Half & Half”, ou simplesmente, meio a meio.

Existem dois grandes segredos para que as cervejas não se misturem e o efeito saia como desejado. Primeiro, a Guinness, com densidade menor que a maioria das cervejas, deve ser colocada por cima. E é justamente no ato de colocar a Guinness que entra o outro segredo. Deve ser usada uma colher com a parte côncava para baixo, despejando a cerveja suavemente por cima dela, como nas imagens das fotos. Existe uma colher própria da marca Guinness (foto acima) para tal, mas uma colher de sopa resolve o assunto.

Veja o passo a passo de como preparar o Black and Tan


Sirva meio copo com Harp.


Adicione Guinness lentamente, sobre a colher.




Half & Half. Ok, nem tão Half assim...rs

10 comentários:

Fabio Martelozzo disse...

Senso de humor irlandes...

Black and Tans era o nome de uma força paramilitar surgida na Irlanda, com o apoio da Inglaterra, para combater os milicianos do IRA, que lutavam pela independência da Irlanda.

http://en.wikipedia.org/wiki/Black_and_Tans

Fangorn disse...

Parabéns pelo post esclarecedor. Pena que no Brasil, nem sempre essa "Carioquinha" é elaborada com os mesmos tipo de cervejas citados no post.

Confiram a matéria divulgada pelo Jornal Bom Dia sobre a Cerveja McDuff. Ficou bem legal e espero que gostem! Abaixo segue o link:

www.cervejamcduff@blogspot.com

Lá vcs vão encontrar o link para a versão impressa do jornal.

Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

Marcus Alves.

Edu Passarelli disse...

Fabio,

Perfeito! Além disso, tb é o nome de uma raça de cachorro.

Marcus,

Bela matéria. Parabéns!!!

Abraços

Fabio Martelozzo disse...

Edu, por que não servir um Black and Tan no Melograno? É um charme a mais.

Edu Passarelli disse...

Fabio,

Hoje mesmo levarei minha colher para lá. Porém, só tenho Guinness on tap. Vou testaar se funciona!

Abraços

Rodrigo Lemos disse...

É uma excelente pedida, já que as duas cervejas estão disponíveis no Brasil! Outra mistura com Guinness que eu adoro é o Irish Car Bomb... as irish as it gets...

Edu Passarelli disse...

Excelente, Rodrigo! Tb adoro o Irish Car Bomb!

Vc o prefere quando as bebidas se misturam bem ou quando o shot não se mistura muito com a Guinness?

Abraços

WEBeer disse...

que maravilha...
nao tenho a colher, mas tenho as cervejas!
vou experimentar hoje mesmo!

Rodrigo Lemos disse...

Edu, eu prefiro quando o whisky vai sendo liberado ao poucos no copo, estilo submarino mesmo. É bom pra caramba! Abraço!

nuno disse...

Espectáculo este post. Continua… Vê os meus blogs e sites se tiveres tempo: Fitness Yoga - Desporto Portugal , Beneficios Desporto - Yoga Pilates , Ganhar dinheiro na internet - sem investimento , Imagens engraçadas - para rir e Curiosidades do Mundo - Globo Real , Remedios caseiros - Receitas Saude , Ganhar Dinheiro – sem investir , Free Photos – Images World , Historias Loucas – Pessoas Loucas , Vender Arrendar – Imoveis Oportunidades , Vendo Arrendo – Imoveis Oportunidades , Famosos Desporto – Comentarios actualidade , Blogs Sites – Directorio Mundial , Rir Engracado – Anedotas Cartoons .
Parabens
Nuno