01 janeiro 2009

Westvleteren 12º

Assim como fiz no inicio de 2008, inicio 2009 com uma bela cerveja. Esta é talvez a mais cobiçada cerveja no mundo, e por isso a escolha para brindar com vocês, caros leitores.

A Westvleteren 12, de tampa amarela, é a mais alcoólica e saborosa das três cervejas produzidas pela Abadia de Saint Sixtus of Westvleteren. Sua complexidade é incrível, despertando no sortudo degustador inúmeras sensações, olfativas, de paladar e mentais. A degustação merece ser longa e certamente proporcionará muito prazer.

Feliz 2009!

Westvleteren 12º
10,2% ABV

Aparência: Marrom escuro, média formação e duração de espuma.
Aroma: Malte, vinho, toffee, ameixas secas, tostado. Complexo.
Paladar: Malte, toffee, caramelo, frutas vermelhas, condimentado, lúpulo. Complexo.
Excelente cerveja!

Para ver a degustação com a Westvleteren 6, clique aqui.

15 comentários:

Carlos disse...

Excelente escolha. Vou começar 2009 como você iniciou 2008, com uma Westvleteren 8. :)

Bom ano novo!

Germano Jaeschke Schneider disse...

Pô Edu, onde tu achou essa cerveja?
Nem no Belgian Beer Paradise, em SP eu a encontrei...

Edu Passarelli disse...

Carlos,

Um brinde e feliz 2009!

Germando,

Esta veio na mala... Tb não as tenho visto por aqui.

Um abraço

Claudinei disse...

Grande Edu Passarelli, começou 2009 com tudo, hein? E olha que vc ainda está devendo uma degustação com a Gulden Draak :-)

Uma dúvida: vc faz suas degustações com as cervejas em temperatura ambiente, ou dentro das faixas recomendadas para cada estilo?

Abraços e feliz 2009 com muita cerveja boa!

Edu Passarelli disse...

Claudinei,

Desejo o mesmo a vc! E pode deixar; assim que a Gulden voltar ao Brasil, posto sobre ela!

Faço as degustações com as temperaturas consideradas adequadas. Neste caso, por exemplo, foi a 10C.

Um abraço

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Pablo disse...

Passarelli, esse seu blog sempre me deixa de água na boca. Sou iniciante nessas artes e daqui sempre me sai uma idéia mirabolante!rs
Obrigado e um abraço, estou sempre por aqui!

Edu Passarelli disse...

Octávio,

Vou conhecer seu site. Obrigado.

Pablo,

Fico contente em ler isso! O blog é feito paraa nós, apreciadores das boas cervejas.

Abraços

Rodrigo Lemos disse...

Edu, pergunta complicada: vc acha que é a melhor cerveja que vc conhece?

Edu Passarelli disse...

Rodrigo,

Sem dúvida é uma delas, mas não a melhor. Coloco a americana Three Philosophers e a inglesa Old Tom na frente, por exemplo.

Abraços

Rodrigo Freitas disse...

Edu,

que bela maneira de iniciar o ano, hein?

Quem tem interesse em ler mais sobre a Westvleteren pode ler uma reportagem que saiu há um tempo no Wall Street Journal http://online.wsj.com/article/SB119628388037006909.html?mod=googlenews_wsj

Há tempos que eu me interesso pelas cervejas trapistas, e as únicas que me faltavam experimentar eram as 3 da St Sixtus. Esse fim de semana finalmente eu as provei! Fui até o único bar que as vende "oficialmente", que fica em frente à própria abadia, no interior da Bélgica.

E foi uma experiência muito legal, não só pela qualidade da cerveja mas também por saber de sua raridade. Quem tiver a oportunidade de ir lá em prova "in loco", eu recomendo!

Um abraço,
Rodrigo

Edu Passarelli disse...

Excelente, Rodrigo!!!

Abraços

Eduardo disse...

Olá Edu,

Muito legal seu Blog, parabéns! Tb me chamo Eduardo e tb aprecio uma boa cerveja. Sou fã das Trapistas, especialmente das Quadruplas: Westvleteren 12 e Rochefort 10. Moro atualmente na Suiça, mas antes de me mudar pra cá, morava em Bruxelas e ainda sinto muita saudade de lá. ;) Seguem algumas dicas para os que vão pra Bruxelas mas que, como eu, normalmente, não tem tempo de ir a Westvleteren (na fonte). Existem pelo menos 3 lojas em Bruxelas onde vc encontra Westvleteren (Apesar dos monges não aprovarem essa pratica :p): 400 Bieres Artisanales (tb conhecido como Beer Mania: www.beermania.be) - Lá vc pode inclusive bebê-la no café que fica nos fundos da loja. O endereço está no site. Fica perto do centro de Bruxelas, próximo à praça de Luxembourg. Entretando o preço é salgado: 12 Euro a tradicional garrafa 355ml. No Beer Planet é engraçado: Lá, a Westvleteren não é vendida, apenas "dada como brinde" se vc comprar 100 Euro em cerveja (bom, essa era a regra até meados desse ano, qdo estive lá pela última vez). Uns amigos meus conseguiram comprar umas garrafas, mas gastaram batante saliva com o figura que trabalha lá (acho que é o próprio dono): http://www.beerplanet.be. A propósito, o catálogo dessa loja é fantástico. Vc encontra lá as boas belgas: Pannepot, Fantôme, Cantillon, St. Bernardus, etc (etc, etc)... Recentemente, descobri que tem uma terceira loja que, de vez em qdo, tem Westvleteren 8 e 12 à 7.5 Euro a garrafa: www.biertempel.be. Apesar de ficar bem no centro de Bruxelas (ao lado da Grand Place) essa, eu ainda não conheço.
A propósito, pt.2, segue o roteiro cervejeiro que eu recomendo pros que vão pra Bruxelas: Quem vai a Bruxelas, tem que visitar a Grand Place e depois ir ver o Manneken Pis (o garoto mijando), certo? Depois disso, dêem uma passada no Beer Planet, no Bier Tempel e no final do dia, no Delirium Café: http://www.deliriumcafe.be. No delirium café, peçam a pequena carta de cerca de 2000 cervejas! Mas por favor, não passem de 5...

Abraços, Eduardo Venturin

Leo disse...

Acabei de chegar do in de vrede com doze garrafas de Westvleteren (somente três são 12)... Às vezes somos felizes...

Edu Passarelli disse...

Muito bom! Em alguns dias estarei lá novamente!