25 abril 2008

Harp e Kilkenny

A Harp é uma lager clara, produzida na The Great Northern Brewery. A cervejaria fica na cidade de Dundalk, e é a segunda maior da Irlanda. Começou a ser produzida em 1960, para suprir a demanda de britânicos e irlandeses pelo estilo lager. Em 1961 a Guinness integrou um consórcio de cervejarias, intitulado Harp Lager Ltd, que tinha por finalidade produzir a cerveja. Muitas alterações aconteceram na formação deste consórcio durante o passar dos anos, e hoje a Guinness é quem produz a cerveja. Hoje a Harp é a lager mais vendida na Irlanda.

A Kilkenny é uma Irish Red Ale, produzida pela St. Francis Abbey, na cidade de Kilkenny. A cervejaria, que existe desde 1710, foi comprada pela Guinness em 1965. A cerveja utiliza 100% de malte irlandês semitorrado e sua composição, o que, além da coloração, lhe confere notas adocicadas e com traços de torrado.

Importadas pela Diageo, ambas chegam ao Brasil para compor o Clã Guinness.

Harp Export Premium Lager5,0% ABV

Aparência: Dourada, límpida, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Malte, mel, herbáceo.
Paladar: Malte, leve doce, leve amargor.
Kilkenny
4,3% ABV

Aparência: Vermelho para marrom, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Malte, torrado, caramelo, leve lúpulo.
Paladar: Malte, toffee, bastante equilibrada, bom amargor final.
Boa cerveja.

4 comentários:

Fabio M disse...

Fui ao FrangÓ nesse sábado louco para provar a Killkeny (já que a Harp é mais uma lager, e os brasileiros que apreciam cervejas especiais gostam de fugir um pouco das lagers) e infelizmente ela já estava esgotada!

Devem voltar a recebê-las em breve.

Como serão importadas pela Diageo, acho que não teremos dificuldades em achá-las nos grandes hipermercados e atacadistas (Sam's Club da vida), né?

Outra coisa Edu, qual sua opinião curta e direta sobre a Wexford Irish Cream? Pessoalmente, gostei, embora não tenha nada de extraordinário.

Edu Passarelli disse...

Fabio,

No supermercado Mambo você as encontra, com o preço por volta de R$ 5.

Acho a Wexford uma cerveja bem feita, gostosa. Não é uma de minhas prediletas. Já a degustei:http://edurecomenda.blogspot.com/2007/03/outras-cervejas-irlandesas.html

Um abraço

Fabio M disse...

Cinco paus... dá para baixar mais. Pelo preço que as vi no FrangÓ (já estavam no cardápio) até achei que seriam mais baratas.

Vi sua degustação sobre a Wexford, mas queria algo mais pro lado "opinião" que pro lado descritivo/analítico. Também gostei dela mas como eu mesmo falei não é nada de outro planeta. Mas ainda assim cai bem.

Sobre a Edelweiss, que eu comentei no post acima, espero que ela venha logo para SP, pois como aqui é o maior mercado de qualquer produto, isso faria com que o volume de importações cresca, consequentemente baixará os preços.

flamejantexx disse...

Ontem tive o prazer de encontra-las no Carrefour de Alphaville, acho que realmente não teremos dificuldades em encontra-las.

E ahh...

Perfeitas !