25 abril 2008

Harp e Kilkenny

A Harp é uma lager clara, produzida na The Great Northern Brewery. A cervejaria fica na cidade de Dundalk, e é a segunda maior da Irlanda. Começou a ser produzida em 1960, para suprir a demanda de britânicos e irlandeses pelo estilo lager. Em 1961 a Guinness integrou um consórcio de cervejarias, intitulado Harp Lager Ltd, que tinha por finalidade produzir a cerveja. Muitas alterações aconteceram na formação deste consórcio durante o passar dos anos, e hoje a Guinness é quem produz a cerveja. Hoje a Harp é a lager mais vendida na Irlanda.

A Kilkenny é uma Irish Red Ale, produzida pela St. Francis Abbey, na cidade de Kilkenny. A cervejaria, que existe desde 1710, foi comprada pela Guinness em 1965. A cerveja utiliza 100% de malte irlandês semitorrado e sua composição, o que, além da coloração, lhe confere notas adocicadas e com traços de torrado.

Importadas pela Diageo, ambas chegam ao Brasil para compor o Clã Guinness.

Harp Export Premium Lager5,0% ABV

Aparência: Dourada, límpida, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Malte, mel, herbáceo.
Paladar: Malte, leve doce, leve amargor.
Kilkenny
4,3% ABV

Aparência: Vermelho para marrom, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Malte, torrado, caramelo, leve lúpulo.
Paladar: Malte, toffee, bastante equilibrada, bom amargor final.
Boa cerveja.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fui ao FrangÓ nesse sábado louco para provar a Killkeny (já que a Harp é mais uma lager, e os brasileiros que apreciam cervejas especiais gostam de fugir um pouco das lagers) e infelizmente ela já estava esgotada!

Devem voltar a recebê-las em breve.

Como serão importadas pela Diageo, acho que não teremos dificuldades em achá-las nos grandes hipermercados e atacadistas (Sam's Club da vida), né?

Outra coisa Edu, qual sua opinião curta e direta sobre a Wexford Irish Cream? Pessoalmente, gostei, embora não tenha nada de extraordinário.

Edu Passarelli disse...

Fabio,

No supermercado Mambo você as encontra, com o preço por volta de R$ 5.

Acho a Wexford uma cerveja bem feita, gostosa. Não é uma de minhas prediletas. Já a degustei:http://edurecomenda.blogspot.com/2007/03/outras-cervejas-irlandesas.html

Um abraço

Anônimo disse...

Cinco paus... dá para baixar mais. Pelo preço que as vi no FrangÓ (já estavam no cardápio) até achei que seriam mais baratas.

Vi sua degustação sobre a Wexford, mas queria algo mais pro lado "opinião" que pro lado descritivo/analítico. Também gostei dela mas como eu mesmo falei não é nada de outro planeta. Mas ainda assim cai bem.

Sobre a Edelweiss, que eu comentei no post acima, espero que ela venha logo para SP, pois como aqui é o maior mercado de qualquer produto, isso faria com que o volume de importações cresca, consequentemente baixará os preços.

Lare disse...

Ontem tive o prazer de encontra-las no Carrefour de Alphaville, acho que realmente não teremos dificuldades em encontra-las.

E ahh...

Perfeitas !