06 dezembro 2014

Cerveja em San Diego - Um roteiro de 3 dias


A bela fábrica da Ballast Point
A cidade de San Diego, na Califórnia, tem a maior concentração de cervejarias dos Estados Unidos. Em novembro de 2014 eram 97 cervejarias ou brewpubs registrados na área que compreende o county de San Diego, o que faz com que muitos considerem a região a capital da cerveja artesanal no país.
Vim para cá conhecer de perto a cena cervejeira da cidade. Foram 3 dias intensos, cheios de boas cervejas e boa gastronomia. Esse é o meu roteiro, que vai te ajudar a ir direto ao ponto no que há de melhor por aqui.
Tasting na Coronado

Dia 1
Após o café da manhã, rume para Ballast Point (9045 Carroll way). O Tasting Room abre às 11hs, e de lá da pra ver a bela nova fábrica da cervejaria – aberta a cerca de 7 meses- e provar diversas versões on tap. A deliciosa IPA Sculpin, considerada uma das melhores dos EUA, aparece por lá em versões com grapefruit e pimenta habanero, além da clássica. Na saída, deixe alguns dólares na loja de souveniers, que vende coisas incríveis. Rume para o High Dive (1801 Morena Blvd) e lá prove um gostoso hambúrguer e se divirta com as 20 torneiras de chope alem do descolado ambiente. Fica ao lado da Coronado (1205 Knoxville st), sua próxima parada. O tasting room dá vista para fábrica, e enquanto você bebe alguns copos, fica apreciando o dia-a-dia da cervejaria. Vale provar a Islander IPA e algumas das versões envelhecidas em barris ali mesmo. Outra loja de souvenirs vai lhe tomar alguns dolares! Ainda resta fôlego? Rume para o Stone Brewing World Bistro & Gardens (2816 Historic Decatur Rd #116‎), um belo restaurante e microcervejaria da Stone. Lá, alem de comer muitíssimo bem (fui de costelinhas de porco picantes, ceviche, tabua de queijos e moules) você vai provar cervejas exclusivas preparadas ali. Uma das que vai me agradou foi a Smoked IPA. Hora de descansar para o dia seguinte. 
Green Flash e alguns de seus barris

Dia 2
Aproveite a manhã para caminhar na bela praia de La Jolla e queimar a cerveja consumida no dia anterior. De lá rume para Downtown, para iniciar as compras e a rota cervejeira/gastronômica. A primeira parada é na Krisp (1036 7th Ave), liquor store que vende muitas artesanais locais, além de abrigar um home brew shop cheio de bons ingredientes e equipamentos. Isso sem falar nos destilados e itens para coquetelaria. Ali ao lado está o brewpub Beer Co. (602 Broadway). Algumas boas produções locais vão te acalmar antes de chegar ao Crab Hut (1007 5th Ave #101), onde você vai almoçar ótimos caranguejos, lagostas e frutos do mar de uma maneira bem despojada (eles vem em sacos plásticos servidos sobre a mesa e come-se com as mãos), porém muito saborosa. Claro, boas cervejas fazem parte do menu. Hora de partir em direção ao tasting room da Societe Brewing Company (8262 Clairemont Mesa Blvd). A cervejaria fica escondida em meio a galpões industriais, e vale muito a visita. A IPA The Pupil (7,5%, corpo leve, notas frutadas lembrando manga e bom amargor) foi uma das que mais me agradou na viagem. Da sala de degustação também se tem vista para cervejaria. Segue o jogo! Agora é hora de rumar para AleSmith (9366 Cabot dr), e degustar boas cervejas com alma européia e influência americana. No tasting room se tem vista para a fábrica, e a degustação pode ser feira em pequenos copos (tasters) de 2 dólares em média. Curti bastante a Wee Heavy e a SpeedWay Stout. Aproveite alguns copos ali antes de seguir para Green Flash (6550 Mira Mesa Blvd), que abre seu tasting room às 15h, e normalmente tem um Food Truck atendendo os apreciadores de suas boas cervejas. Vale ver a agenda no site da cervejaria. Uma gama incrível de IPAs é a pedida por ali. Desde a já clássica West Coast IPA (que hoje representa 50% das vendas da cervejaria, segundo informação que recebi em minha visita) até novidades como Mosaic Session (4,5%, 65 IBU, apenas lúpulo Mosaic) e a Soul Style (6,5%, 75 IBU, lúpulos Simcoe, Citra e Cascade), minhas prediletas no dia da visita. Uma bela loja de souvenirs é parada obrigatória! Por aqui termina o segundo dia. 
Tasting Room e fábrica da Lost Abbey/Port Brewing

Dia 3
Hoje é dia de alçar vôos mais longos, indo até as cervejarias um pouco mais distantes. Que tal começar o dia conhecendo a Marina de San Diego e a Mission Bay? Depois disso, logo às 12h abre o tasting room da Acoustic Ales (1795 Hancock St). Por 10 dólares você escolhe quatro dentre as produções locais. Hora de pegar a estrada e seguir para San Marcos, onde estão duas das visitas. A primeira delas é a Lost Abbey/Port Brewing (155 Mata Way #104, San Marcos), onde você pode provar as criações de alma belga da Lost Abbey ou as com veia americana da Port Brewing. Eu curti muito a Mango IPA! Depois siga para Rip Current Brewing (1325 Grand Ave #100, San Marcos) e aproveite mais alguns goles. A próxima parada é na cidade de Escondido, para conhecer a fábrica da Stone (1999 Citracado Pkwy, Escondido) e seu belo restaurante/tasting romm. Sobre essa visita, eu conto mais detalhes aqui. Na volta, termine o dia no Pizza Port de de Ocean Beach (1956, Bacon St, San Diego), provando boas cervejas preparadas ali mesmo e uma tradicional pizza pan americana. Hora de rumar pra casa, cheio de boas cervejas na memória e talvez na bagagem!
-->
Se você ainda não tem planos para essa viagem (duvido que já não está fazendo as contas para adequar o orçamento para essa bela rota cervejeira), pode ir aproveitando algumas dessas cervejas que são importadas para o Brasil. Ballast Point e Coronado são trazidas pela Bier Wein, enquanto Green Flash chega via Buena Beer
Mais imagens:
Tasting Acoustic Ales




Fábrica Ballast Point


Tasting Room Ballast Point




Fachada Beer Co.


Fábrica Coronado




The Crab Hut


Tasting na Green Flash


Tasting Room Green Flash


High Dive




Truck da Rip Current


Societe - Tasting Room e fábrica


Bar Stone


Costelinhas de Porco na Stone

Nenhum comentário: