Amanhã começam os Jogos Olímpicos da China. A curiosidade me levou a pesquisar sobre algumas cervejas chinesas, e no bairro da Liberdade cheguei até a encontrar dois exemplares, os quais degustei e comento mais abaixo.
O mercado chinês lidera a produção mundial de cervejas, com 35 bilhões de litros por ano. Porém, o consumo per capita é de 18 litros por habitante/ano, ocupando a 12ª colocação no quadro mundial. Fazendo uma comparação com o Brasil, em produção estamos quarto lugar, com 10,34 bilhões de litros, e em consumo per capita em nono lugar. Com 47 litros per capita. *
A cerveja parece ser uma grande paixão chinesa, e o estilo que rege o gosto da população é o lager, dentro da categoria “pale lager”. Os dois exemplares que degustei eram extremamente leves em aromas e sabor, com coloração bem clara e baixíssimo amargor.
Algumas curiosidades chama a atenção no rótulo. A etiqueta do importador menciona como ingredientes para “cerveza”: água ardente, água, açúcar, folhas de bambu e amêndoas. Isso em ambas as cervejas, mas também em outras bebidas alcoólicas vendidas no mesmo local. A informação do rótulo da Pearl River diz que ela é a cerveja mais consumida da China.
Alguém já degustou outras cervejas chinesas?
Tsingtao Shenzhen 10º4,0% ABV
Aparência: Amarelo palha, límpida, boa formação e baixa duração de espuma.
Aroma: Cereais.
Paladar: Cereais, doce, muito leve, nenhum amargor.
Pearl River 10º
4,0% ABV
Aparência: Dourada, límpida, média formação e nula duração de espuma.
Aroma: Cereais, levíssimo lúpulo.
Paladar: Cereais, doce, muito leve, nenhum amargor.
*Dados: Sindcerv
3 comentários:
Quando fiz uma viagem a SP, fui no bairro da Liberdade e aproveitei para procurar cervejas do oriente. Degustei uma Tsingtao Pale Lager, básica, numa garrafa mais simples. Também reparei nos ingredientes estranhos...
Já degustei algumas da China e Taiwan. Todas cervejas fracas, leves para se beber em grande quantidade. Nao possuem qualquer caracteristica de destaque, apenas a suavidade em tudo....até a cor é mais clara que as nossas lager.
Bem fraquinhas
Fui para a China no ano passado e lá tomei váaarias cervejas nativas.
A Tsingtao pilsen é parecida com a Skol. A Tsingtao Dry é baratíssima (custa menos de R$ 0,50 a garrafa) e de sabor inesquecível. tanto que só dá para tomar uma.
A Beijing é mais amarga que a Tsingtao. Desce bem.
Postar um comentário