27 agosto 2006

Cervejas Belgas


As cervejas são motivo de orgulho para os belgas assim como o vinho para seus vizinhos franceses.

Existem mais de 1 000 marcas de cerveja na Bélgica, e normalmente cada variedade é servida em seu copo específico. A forma e tamanho do copo varia, com a finalidade de realçar o sabor e caracteristicas da cerveja em particular.

Dentre os estilos de cerveja produzidos na Bélgica, podemos destacar:

Abadia: As cervejas Abadia eram produzidas deste a epoca medieval por monges, e muitas ainda utilizam suas antigas receitas. Porém, muitos grandes produtores de cerveja assinaram contrato com igrejas e monastérios, e hoje utilizam estas marcas em seus produtos. Algumas das marcas mais conhecidas são Maredsous, Leffe e St. Feuillion.

Trapistas: São elaboradas por monges da ordem Cisterciezers, em um grupo denominado Trapista, há centenas de anos. Hoje existem apenas sete cervejarias trapistas, sendo que seis delas na Bélgica. Suas cervejas são de corpo intenso e muito saborosas, com a segunda fermentação na garrafa. Parte do lucro das vendas deve ser destinado para projetos sociais. As Trapistas belgas são: Westmalle, Chimay, Orval, Rochefort, Westvelteren e Orval.

Lambic: As cervejas Lambic não são como nada que você já tenha provado antes. Provavelmente você vai odiá-la antes de amá-las!!! Dê a elas esta chance.
São as cervejas mais antigas do mundo, e as únicas produzidas com fermentação espontânea, através de leveduras naturais encontradas no ar. Estas leveduras só são encontradas numa pequena área de 25km², ao redor do Vale Senna, produzidas somente durante o inverno. Somente cervejas com fermentação espontânea podem usar o nome Lambic, e em sua composição elas devem ter no minimo 30% de trigo. Seu paladar é acido, e elas tem pouca carbonatação . As mais conhecidas são a Bellevue e a Cantillon.

Nenhum comentário: