17 julho 2016

[10 anos de Blog] 1 – Santa Mala dos Amigos


Este ano eu completo 40 anos. E também comemoro 10 anos de “Edu Recomenda”. Uau! Passei um quarto da minha vida escrevendo nesse blog! Tá bom, eu sei que ultimamente ele anda meio abandonado. Mas, é que lá em 2006, quando resolvi escrever um blog sobre cervejas, eu pensei em um blog na sua essência – um diário. Por isso, eu nunca escrevi com pretensões comerciais por aqui, o que acabou fazendo com que em alguns momentos, ele ficasse meio de lado. De lado, na escrita. Pois, na minha vida, esse blog significou uma grande mudança.

Lá atrás, quando arrisquei meus primeiros posts, meu mundo cervejeiro se resumia a um hobby e poucos amigos para degustar boas cervejas. Hoje, minha vida é totalmente ligada a esse universo, tanto profissionalmente quanto em grande parte de minhas amizades. Construí não só uma carreira, como amigos de verdade.

Para contar um pouco destes 10 anos de blog, resolvi fazer 10 degustações. Em cada uma delas, além de comentar os rótulos degustados, também irei contar histórias sobre pessoas que foram importantes neste trajeto. E, quando possível, até degustar com elas. Pra começar, segue meu primeiro “causo”:

[10 anos de Blog] 1 – Santa Mala dos Amigos

Em 2006 eram poucas opções de boas cervejas por aqui e o preço era altíssimo. Uma alternativa para conseguir novidades era pedir favores aos amigos que viajavam. “Será que caberia uma cerveja na sua mala? Ensino como embalar para não ter risco de quebrar.” Assim, iam chegando até mim os rótulos que ilustraram a seção Santa Mala dos Amigos.

É claro que depois de um tempo, alguns amigos já nem me contavam mais que estavam com viagem programada, pra fugir do chato pidão. Mas, outros até competiam entre si para saber quem tinha mais cervejas trazidas de viagem publicadas no blog. Umas das grandes colaboradoras foi minha amiga-irmã Pató, que me trouxe uma Lagunitas IPA, cerveja que inaugurou a Santa Mala dos Amigos. Lembro também quando o Waguinho trouxe cervejas da India, que resultaram no post Apu Recomenda, em alusão ao personagem dos Simpsons. Foi muita coisa boa degustada, como vocês podem ver aqui.

Esta primeira degustação é da Samuel Adams Utopias, que ganhei de presente do meu amigo Shawn. Da safra de 2009, esta edição foi comentada por mim neste post, que inclusive conta a curiosa história que o Shawn passou para conseguir comprá-la. Como é uma cerveja que dura bastante, mesmo depois de aberta, eu ainda tinha um pouco dela, e comento aqui minhas percepções após estes anos guardada.

Samuel Adams Utopias 2009 – No 12710 (degustada novamente em 2016, após ter sido aberta em 2010)
25% ABV
Aparência:Marrom, turva, alguns sedimentos, nenhuma espuma.
Aroma: Mel, Vinho do Porto, caramelo, frutas secas.
Paladar: Vinho do Porto, conhaque, toffee, caramelo, açúcar mascavo, frutas secas, álcool aquecedor ao final.
Bela cerveja!

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Edú, parabéns , na época informações confiáveis eram muito difíceis, seu trabalho foi de enorme influência na minha vida cervejeira e gastronômica, posso dizer que passei um quarto da minha fazendo as receitas e seguindo seu blog! Sou seu fã, abraços!
Danilo Paolillo

Edu Passarelli disse...

Grande Danilo! Você faz parte das boas pessoas que conheci por causa da cerveja! Um abração, Edu

Unknown disse...

Sempre um prazer fazer parte da sua historia e contribuir para o crescimento do conhecimento de cervejas no Brasil. Espero que nossos caminhos ainda se cruzem muito no futuro. Cheers!
And thank you google translator... Haha.
João

Edu Passarelli disse...

Gringo,

Você é dos melhores amigos que alguém pode ter. Obrigado! E obrigado por morar nos EUA perto das boas cervejas! kkkkk

Cheers!

Engenheiro disse...

Parabéns, seu blog é referência.