05 setembro 2013

Harmonizações Perfeitas: Carré de Cordeiro em Crosta de Castanha-do-Pará e Ervas, Risoto de Funghi e Smugglers Grand Cru


A cerveja inglesa Smugglers Grand Cru é do estilo Belgian Strong Ale, e matura em barricas de uísque por nove meses. Essa maturação confere a ela notas de baunilha, madeira e uísque, que aliadas ao toffee vindo do malte e o condimentado e frutado do fermento, fazem dela uma cerveja bastante complexa e deliciosa. Escolhi um prato com carré de cordeiro em crosta de castanha e ervas, junto de um risoto de funghi, para harmonizar com ela. Ficou perfeito! A castanha encontrou na cerveja notas “nutty” que combinavam por semelhança, enquanto o adocicado do açúcar da cerveja e seu intenso sabor, faziam bela combinação com a carne e o risoto. Pra finalizar, as notas de sabor do funghi encontravam na madeira uma boa harmonia, enquanto as ervas faziam par com as notas condimentadas. Um espetáculo!
Ingredientes:
Uma peça de carré francês
Sal e pimenta-do-reino
1 xícara de farinha de pão (faça com pão velho torrado)
1/2 xícara de ciboulette francesa picada
1/2 xícara de castanha-do-pará
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de sopa de manjericão
1 colher de sopa de hortelã
150 g de manteiga gelada cortada em cubos
1 dente de alho descascado
Preparo:
Limpe a carne tirando o excesso de gordura. Tempere o carré com sal e pimenta. Em uma frigideira já aquecida e untada com azeite, doure a peça em todos os lados. Em um processador, processe todos os outros ingredientes, menos a manteiga. Misture a farinha que se forma com a manteiga, formando uma massa. Molde a massa na lateral externa da peça. Em um forno pré-aquecido a 200C, leve os carré com a crosta para assar, por 17 minutos. O ponto da carne deve ser vermelho/rosado por dentro. Corte os carrés com dois ossos por pessoa e sirva com o risoto.
A receita do risoto está aqui!

Nenhum comentário: