10 julho 2012

Conheça os Monastérios Trapistas com Edu Passarelli


“Desde quando comecei a estudar cervejas lia sobre as produções dos monastérios trapistas belgas e me encantava. Não me contentei em apenas conhecer suas raras cervejas, mas quis bebê-las “in loco”. Conheci prédios históricos, belas paisagens e cervejas exclusivas para quem visita os monastérios. A mais bela de todas é a Orval. Um monastério imponente ao lado das ruínas de onde antes foi o monastério. Tem toda a magia da fonte Mathilda, onde uma lenda conta que a viúva Mathilda Tuscany, após um dia de caça, enquanto bebida água deixou sua aliança cair. Ela ajoelhou e rezou pedindo o anel de volta. Derrepente uma truta saltou da água com sua aliança na boca e a devolveu. Mathilda exclamou que aquele era realmente um Val d'Or, vale de ouro em francês, daí o nome para a abadia. Em gratidão Mathilda ajudou com recursos na construção do mosteiro. A fonte existe até hoje e a truta com o anel na boca é o símbolo da cervejaria. A proposta desse roteiro é conhecer cada um desses locais, entender  sua cultura, história e degustar as cervejas somente encontradas nos próprios locais de produção” – Eduardo Passarelli.


Destinos
Bélgica -  Antuérpia, Bruges, Poperinge, Poteaupre, Maillen & Bruxelas
15/09 -  Sábado-  BRUXELAS-BÉLGICA / ANTUÉRPIA
Chegada em Bruxellas, e traslado ao hotel na Antuérpia. Hospedagem por 02 noites, com café da manhã.A tarde, caminhada até o pub Kulminator, realizando no trajeto um passeio panorâmico a pé pela cidade. A Antuérpia é conhecida pelo seu porto, um dos maiores do mundo, e pelo intenso comércio de diamantes. No século XVI, com o crescimento da cidade com o movimento do porto, muitas famílias e indivíduos enriqueceram e construíram belos edifícios pela cidade. A maioria dos edifícios antigos porém datam do século XIX, quando a cidade foi incendiada e reconstruída. Alguns outros monumentos foram danificados durante as guerras, e a partir de então a cidade foi reconstruída com base em uma arquitetura mais contemporânea, sem deixar de lado a beleza de seus prédios. Um dos edifícios da época das grandes navegações é o Museu Pantin-Moretus, antiga prensa (possui duas das mais antigas máquinas de impressão do mundo), reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade por sua conservação. Outro exemplo é a Catedral da Nossa Senhora, com obras barrocas de Sir Peter Paul Rubens, que chegaram a serem levadas para a França por Napoleão Bonaparte (retornaram à Catedral no século XIX).
Caminhada termina no pub Kulminator, um pequeno estabelecimento administrado por um casal, com uma vasta carta de cervejas. É possível degustar algumas marcas que não são mais fabricadas (degustação não inclusa).
Ao final do passeio, caminhada ao hotel.


16/09 – Domingo- ANTUÉRPIA/ WESTMALLE & ACHEL
Em horário apropriado, traslado a Abadia de Westmalle, onde se encontra a cervejaria trapista de Westmalle. A produção de cerveja começou no século XIX e os encarregados da produção eram monges. Hoje o staff conta com pouco mais de 60 pessoas, entre monges e não religiosos e produz, além de 3 tipos de cerveja, leite e queijo, que acompanha a degustação das cervejas, no Café Trappisten.Continuação ao Monastério de Achel, construído no século XVII. Sua produção de cerveja começou no século XIX, porém, durante a I Guerra Mundial, uma tropa alemã invadiu a abadia e desmontou os barris de cobre, levando o material para virar armamento na Alemanha. Somente em 1998 os monges decidiram voltar a produzir cerveja, com ajuda das abadias de Westmalle e Rochefort. Apesar de se encontrar numa zona mais afastada da cidade, esta cervejaria ganhou fama boca a boca por encontrar-se numa rota muito utilizada por pedestres e ciclistas. Não é possível visitar o interior da cervejaria, mas em seu pub será possível degustar da produção local (degustação não inclusa).
Ao final do passeio, retorno ao hotel.



17/09- Segunda-feira- ANTUÉRPIA/BRUGES
Em horário apropriado, traslado a Bruges. Chegada e apresentação no Hotel. Hospedagem por 01 noite, com café da manhã.
Em horário apropriado, saída a pé para visita a cervejaria Halve Maan. Registros dão conta que uma cervejaria Die Maene já existia desde o século XVI, e em 1856, a família Maes a adquiriu e modernizou o processo de produção. Desde então, seis gerações já passaram pela cervejaria, sempre a renovando e trazendo novidades de várias partes da Europa. As instalações contam com um museu sobre a Halve Maan (não incluso). Após um passeio de 45min é possível degustar da produção local.
 

18/09- Terça-feira- BRUGES/ WESTVLEREN/ POPERINGE
Em horário apropriado, check out do hotel e traslado a Westvleteren. A abadia desta cidade foi fundada no século XIX por monges que vieram do Monastério Catsberg, na França. Sem ser filtrada ou pasteurizada, sua produção é conhecida como uma das melhores cervejas do mundo. Visita ao claustro de Saint Sixte para uma introdução a vida religiosa dos monges e após, degustação da produção local no pub oficial (degustação não inclusa). Sua demanda muitas vezes ultrapassa a produção, e para adquirir garrafas recomenda-se realizar pedido à cervejaria com antecedência, antes mesmo da viagem.
Continuação a Poperinge, com visita ao Museu do Lúpulo. O lúpulo é uma espécie de planta trepadeira, utilizada, entre outros, na produção de cerveja, dando um sabor amargo e característico à bebida. Poperinge é conhecida como a capital do lúpulo na Bélgica, com 80% da produção nacional da planta.
Chegada ao hotel e hospedagem por 01 noite, com café da manhã.


19/09 – Quarta-feira- POPERINGE/CHIMAY/POTEAUPRE
Em horário apropriado, check out do hotel e traslado a Chimay, até a Abadia de Nossa Senhora de Scourmont, montada em 1850 com a vinda de alguns monges de Westvleteren para cultivar a terra. Depois de torná-la fértil, foi possível montar uma fazenda ao redor do monastério, com uma fábrica de queijos e uma cervejaria. Não é possível visitar o interior do monastério e da cervejaria, porém o passeio leva ao Hotel Auberge, em Poteaupre, de propriedade do monastério, onde, além de hospedagem por 01 noite com café da manhã, será possível degustar as cervejas trapistas e os queijos.


20/09 –Quinta -feira – POTEAUPRE/ORVAL/MAILLEN
Em horário apropriado, check out do hotel e traslado a Orval, para visitar a Abadia D’Orval. A abadia foi construída no século XI e incendiada no século seguinte. Após quase um século de reconstrução, o prédio passou por alguns séculos de calma abrigando uma Ordem de Cister que também contava com cônegos. Foi pilhada no século XVII e no século seguinte foi incendiada novamente durante a Revolução Francesa. Somente no século XX foi reconstruída uma abadia no mesmo sítio, e os vestígios da antiga construção foram mantidos para visitação.
A cervejaria foi construída dentro do monastério em 1931 para ajudar na reconstrução do local. O inventor da receita, Pappenheimer, foi uma das pessoas de fora da ordem contratadas para ajudar, e o modo de fazer continua o mesmo desde então.
Visita ao museu e almoço no Restaurante L’Ange Gardien (não incluso), que fica no mesmo terreno e de onde pode-se apreciar sua refeição com vista para a abadia.Após o almoço, traslado a Maillen. Chegada ao hotel e hospedagem por 01 noite, com café da manhã.


21/09 –  Sexta-feira - MAILLEN/ROCHEFORT/BRUXELAS
Em horário apropriado, check out to hotel e traslado a Rochefort. A abadia de Rochefort existe desde o século XIII, e como muitas outras, passou por pilhagem e incêndios ao longo dos séculos. A primeira cervejaria no monastério foi construída no século XVII. Durante a Revolução Francesa, foi tomada e vendida a um fazendeiro e somente ao fim do século XIX os monges de Achel compraram a abadia de volta. A partir da década de 1950 os monges começaram a produzir cerveja suficiente para o comércio. Em 2010, o mau funcionamento de um gerador incendiou parte da abadia, mas a cervejaria e a biblioteca foram salvas, não comprometendo o funcionamento e as atividades dos monges (a abadia e a cervejaria não são abertas a visitação). No pub oficial será possível degustar da produção local (degustação não inclusa).
Continuação a Achouffe para visita e almoço na cervejaria La Chouffe, fundada em 1982 por dois irmãos, como hobby (almoço não incluso).
Após o almoço, traslado a Bruxelas, com city tour na chegada.
Bruxelas tem sido, desde seu início no século X, uma cidade em expansão. Desde a II Guerra Mundial, passa por um processo de modernização, tendo se tornado a capital da União Européia. Esse processo mesclou a arquitetura medieval antiga da cidade com uma arquitetura mais moderna e arrojada por toda a cidade. Sua praça principal, ou Grote Markt, é um patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO e onde se encontram atrações como o belo prédio da prefeitura e a Breadhouse (ou Casa Do Rei). Bruxelas também é conhecida pela sua gastronomia, com os famosos chocolates, a couve de Bruxelas e os waffles, encontrados em alguns dos 1.800 restaurantes espalhados pela cidade.O passeio culmina no Café Delirium, reconhecido em 2004 pelo Guiness Book de recordes como a maior carta de cervejas de um bar no mundo .Ao fim da visita, traslado ao hotel e hospedagem por 01 noite, com café da manhã.


22/09 – Sábado -  BRUXELAS
Em horário apropriado, traslado à cervejaria Cantilion. Esta cervejaria familiar existe desde 1900 e sua fórmula teve apenas uma única mudança até hoje, mais de 100 anos depois de sua fundação. Degustação de cervejas. Retorno ao hotel.
Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque.

INCLUI:
Acompanhamento de Eduardo Passarelli,
Café da manhã diariamente.
Traslados e micro ônibus com motorista a disposição por 8 horas diárias.

Entrada para o Museu do Lúpulo (18.Set);
Passeio panorâmico de meio dia em Bruxelas (21.Set);
Guia local em idioma inglês a disposição por 03 horas na Antuérpia – 15.Set;
Guia local em idioma inglês a disposição por 09 horas por dia – de 16 a 21.Set. Guia local em idioma inglês a disposição por 03 horas em Bruxelas –22.Set;

Degustações:
Westmalle: Trappisten Café – 02 cervejas por pessoa (16.Set);
Bruges: Da Halve Maan – 01 cerveja por pessoa (17.Set);
Poteaupré: Hotel L’Auberge – 03 cervejas e 04 queijos por pessoa (19.Set);
Bruxelas: Cantillon – 01 cerveja por pessoa (22.Set).Hotéis:
Antuérpia –Hilton Standard .Room -15.Set a 17.Set02
BrugesGrand - CasselberghStandard  Room -Set a 18.Set01
PoperingeAmforaStandard Room -18.Set a 19.Set01
PoteaupreAuberge*Standard Room - 19.Set a 20.Set01
MaillenChateau de La PosteStandard Room- 20.Set a 21.Set01
BruxelasMarriotStandard Room - 21.Set a 22.Set01

*Devido ao pequeno porte do hotel,  disponível acomodação em quarto duplo.
VALOR: $ 2.960,00  EUROS  . Suplemento single: $  365 ,00 EUROS
DESCONTO  PARA  RESEVAS ATÉ  DIA 15 DE JULHO  .  10%: $ 2.664,00 EUROS
Programa sujeito a alteração
Informações e Reservas :  goute@goute.com.br . www.goute.com.br

2 comentários:

Trapista disse...

E a La Trappe?

Edu Passarelli disse...

Vamos somente nos belgas.