07 setembro 2011

Dusseldorf e as Altbier




Prosseguindo a pesquisa cervejeira, cheguei a Düsseldorf, terra das Altbier. No Brasil já tinha provado a Frankenhein, que foi importada e tempos atrás, e uma produção nacional muito boa, a Bamberg.
Antes de falar sobre o estilo, vale comentar o domínio que ele tem na pequena cidade de Düsseldorf. As Altbiers são dificilmente encontradas em outras cidades da Alemanha. Porém, em sua terra natal, ela é praticamente unanimidade. Fui aos bares das três melhores representantes do estilo, e eles vendem somente Altbier. E em qualquer mercado, ou mesmo outros bares, o que se mais encontra é Altbier. O povo de Düsseldorf tem orgulho de sua cerveja. E não é para menos. Eles tem ali um dos melhores estilos da escola alemã, fresquinho, o que garante qualidade ainda maior!
Mas o que é uma Altbier? O termo Alt, em português, significa antigo. E isso remete à forma de fermentação destas cervejas , as ales -hoje menos usadas na Alemanha- porém com maturação em temperatura de lagers. Mas falando de forma clara, o que encontramos no estilo? São cervejas avermelhadas, límpidas e com media formação de espuma. No aroma, malte – lembrando caramelo-, lúpulo e um leve frutado. No paladar, o malte aparece novamente, com notas carameladas e de amêndoas, acompanhadas do amargor do lúpulo, uma das principais características das Altbier. Notas frutadas também são percebidas, principalmente remetendo a frutas vermelhas.
Dentre as três que provei em seus respectivos bares, fica difícil escolher a melhor. Schlüssel e Schumacher ganharam minha simpatia, mas a Uerige também era bem boa. O fato é que todas eram espetaculares! Portanto, não ouso proclamar vencedores! E digo isso por que, provando outras três em garrafa – Diebels, Schlosser e Frankenheim- posso afirmar que elas estavam abaixo do padrão das provadas “on tap”, e não devido ao engarrafamento.
Conselho: visite Düsseldorf!

Nenhum comentário: