03 novembro 2008

Minas Bier Fest



Quando retornei na Europa e escrevi sobre o festival que acompanhei naquele continente, relatei alguns aspectos que mais me impressionaram por lá, como a organização, a gastronomia, e claro, boas cervejas.

Neste final de semana estive em Belo Horizonte, onde participei do Minas Bier Fest. Em escala menor, mas com altíssima qualidade, pude ver algo semelhante ao encontrado em Copenhague. Sai de Minas não só satisfeito, mas também orgulhoso em assistir o atual cenário cervejeiro nacional.

Já há algum tempo que Minas Gerais vêm ganhando destaque na história cervejeira do Brasil. Além de ótimas produções nascidas no estado, as pessoas lá envolvidas com a cerveja também trabalham arduamente para desenvolver e fortalecer uma cultura relacionada à bebida.

Artesamalt, Áustria, Backer, Brusk, Falke Bier, Trovense, Wäls e a AcervA Mineira estiveram presentes com suas produções. Os stands cervejeiros, todos padronizados externamente, estavam alinhados lado a lado. Defronte a eles estava a praça de alimentação, local onde podiam ser consumidas iguarias preparadas pelo restaurante Paladino, tais como um ótimo caldo de feijões brancos, costelinha suína, bisteca, dentre outras opções. As novidades ficaram por conta da Backer, que apresentou três cervejas, uma Porter, a nova pale ale e a blond ale Medieval, todas ainda em protótipo e a Wäls, que trouxe uma Pilsen Festival apenas para o Minas Bier Fest. Ainda esta semana publicarei por aqui fotos e notas de degustação da Medieval, que vem acondicionada em uma linda garrafa e com um método inusitado de serviço.

Além de cervejas e gastronomia, o evento constou com aulas e palestras de nomes importantes da cerveja, como Cilene Saorin, Paulo Schiaveto, Danilo Mendes, Rodrigo Lemos e eu, Edu Passarelli.

O evento foi uma realização do SindBebidas e FIEMG em parceria com o SEBRAE MG.

Que venham muitos outros assim. A cerveja de verdade agradece!






Stand da Backer: mantendo a tradição de outras feiras, como um dos mais bonitos.

Um comentário:

Rodrigo Lemos disse...

Foi muito bom! Ano que vem vai rolar uma edição maior ainda, se Deus quiser! Contamos com a presença de todos os amantes da cerveja!