25 junho 2008

Bamberg Alt e Bamberg Bock

Degustei ontem, em primeira mão, duas das novas cervejas que a paulista Bamberg lançará no mercado em breve. Tratam-se dos estilos Alt e Bock, ainda em versão chope, mas as mesmas produções que serão engarrafadas em pasteurizadas.



Alt, que em alemão significa antigo, é um estilo originário da cidade de Düsseldorf , e remete ao antigo estilo alemão de fazer cervejas, ou seja, cervejas ale, que antecedem o grande domínio de cervejas lager germânicas. Apesar de serem ales, as Alt lembram bastante as lagers, principalmente pela sua baixa esterificação. Boa presença de malte e amargor de lúpulo são características do estilo, que hoje é pouco difundido, mesmo dentro da Alemanha.


O estilo Bock é originário da cidade de Einbeck, norte da Alemanha. Existem algumas histórias que contam a origem do nome, dentre elas a derivação da pronuncia do nome da cidade. A comparação ao coice de um bode (bock, em alemão) com a força alcoólica da cerveja é talvez a mais conhecida destas histórias. Origens de nome a parte, o estilo provém de leveduras lager, e possui boa presença de malte, equilibrando com seu amargor.

As fichas de avaliação eu deixarei para postar assim que as versões engarrafadas estiverem disponíveis no mercado, fato que deve acontecer nas próximas semanas.

Nenhum comentário: