Assim começa a explicação sobre a Dogfish Head 120 Minute IPA, a cerveja mais "potente" que já degustei.
Esta Imperial India Pale Ale americana é superlativa em todos os aspectos. Com 45º Platô de extrato, ela é fervida por 2 horas ininterruptas e lupulada constantemente neste período. Dai que vem o seu nome, 120 minute. Após a fermentação, ela passa um mês recebendo dry-hopping todos os dias. Ao final, tem-se uma cerveja com incríveis 20% de teor alcoólico, e 120 IBUS!!!
Randall The Enamel Animal. Fonte: dogfish.com
Mais lúpuloEm 2003, em uma brincadeira para aumentar a potência de lúpulo em suas cervejas, a DogFish Head desenvolveu um equipamento chamado Randall the Enamel Animal. Este aparelho faz com que a cerveja passe por dentro de tubos plásticos cheios de folhas de lúpulo. A grande presença de álcool na cerveja extrai óleos essenciais das folhas, e faz com que a cerveja fique ainda mais lupulada. Imaginem o resultado!!!
Como diz o fabricante, ela é o cálice sagrado dos lúpulomaniacos!
DogFish Head 120 Minute IPA
20% ABV
Aparência: Âmbar claro, boa formação e duração de espuma.
Aroma: Vinho do Porto, lúpulo, floral, herbáceo, madeira, malte, doce, frutado. Incrivelmente complexo.
Paladar: Malte, doce, frutas vermelhas, quente, cítrico, sabor e amargor de lúpulo, licorosa, álcool muito bem balanceado (apesar do alto volume). Muito complexo.
Cerveja incrível. Surpreende pelo teor alcoólico altíssimo, mas muito bem balanceado. Saborosa, complexa, única.
A embalagem menciona que ela envelhece bem. Pesquisando, descobri que ela pode durar até 10 anos. Deve ser uma experiência fantástica degustar um exemplar de guarda.
7 comentários:
Parece até mentira, mas acabei de ver este aparelho em funcionamento na televisão. Foi no programa maravilhas modernas do History Channel com o tema "cerveja".
Ótimo programa, principalmente para os cervejeiros de plantão.
Com direito a visita à fábrica e plantação de lúpulo da Weihenstephan e entrevistas com micro cervejeiros americanos, com destaque para Jim Koch da Samuel Adams.
Vai reprisar amanhã (10/04/08) ao meio dia no History Channel.
Caraca, Edu! E eu que achava já ter visto quase tudo em matéria de cerveja! A Piraat deve parecer um "refresco" perto dessa aí... Você sabe dizer se essa cerveja leva adição de açúcar pra atingir esse teor alcoólico absurdo, ou é apenas a alta concentração de extrato?
Onde consigo uma dessas?
Eduardo,
Seu faro para descobrir grandes cervejas eh intrigante! Dificil eh depois ter que ir atras de exemplares para poder experimentar.
Parabens .
Estou tentando conseguir essa 120 Minute IPA faz um tempão e meus amigos, todos vacilões, "esquecem" de trazer pra mim.
Acho que vou ter que pegar um vôo pra poder adquirir uma :D
Rodrigo,
Vou assistir ao programa hoje. Valeu pela dica!
Claudinei,
Não sei ao certo. Mas pelo incrível equilíbrio entre o malte e o álcool, creio que não leve açúcar.
Anônimo 1,
Ela é vendida nos EUA. Um amigo me trouxe.
Anônimo 2,
Obrigado. Tomara que algum importador se interesse pelas cervejas da DogFish. Seria um grande presente ao paladar do brasileiro!
Pedro,
Graças a um amigo quase homônimo seu que eu degustei essa maravilha!
Abraços
Com cerveja!!!
ahuahauhauhau
Postar um comentário