11 abril 2008

RSW Abadessa


Em dezembro de 2007 publiquei um post com as melhores produções nacionais, segundo o Edu Passarelli Recomenda. Dentre elas, estava a Abadessa Slava Pils, cerveja produzida no Rio Grande do Sul, e ainda pouco difundida em todo o território nacional.

Por se tratar de cervejas frescas, não pasteurizadas, as produções da Abadessa devem ser mantidas refrigeradas até o momento do consumo, e isso dificulta a expansão de distribuição. Já havia provado três produções deles em junho de 2006, que me foram trazidas com muito cuidado pelo sócio e cervejeiro da Abadessa, Herbert Schumacher.

Em dezembro do mesmo ano estive em Pareci Novo, cidade distante cerca de 80 km de Porto Alegre, onde funciona a fábrica da RSW Abadessa. Fui apresentado -e guiado até- a fábrica pelo próprio Schumacher, que me contou um pouco sobre a produção, mostrou sua bela coleção de copos Weizen, e, claro, proporcionou uma degustação de algumas de suas produções. Tivemos ainda como companhia Vitório Lewandowski, proprietário do único e inigualável BierKeller (veja a segunda matéria do link do Latinhas do Bob, que descreve perfeitamente o local).


Coleção de copos Weizen e placas de cervejas, que cerca a fábrica

Schumacher trabalhou por 13 anos em Munique, na Spaten Brauerei, e retornou ao Brasil em 1999. Em 2005, em parceria com um grupo de investidores da Alemanha e com os irmãos Rosenbach, inaugurou a sua cervejaria.

O nome da cervejaria é uma homenagem a Abadessa Hildegard von Bingen, a primeira mulher a usar o lúpulo em cerveja, no ano de 1067, na Alemanha.

Durante a visita pude provar novamente algumas delas, desta vez direto na fonte. Pude perceber que o cuidado em mantê-las refrigeradas durante toda a logística e até o momento de consumo não é um esforço em vão. As cervejas degustadas no ponto de venda (consumi algumas delas em Porto Alegre) e as degustadas na fábrica são muito parecidas. Isso só reforçou a minha impressão de que a Slava Pils é a melhor pilsen produzida no Brasil!

Herbert Schumacher
Onde:
RSW Abadessa

Nenhum comentário: