18 janeiro 2008

Harmonização : Risoto de Funghi Secchi e Köstritzer

Foto: Marcio Nel Cimatti www.ajanelalaranja.com

Os sabores de malte torrado e caramelo presentes na Köstritzer são perfeitos para harmonizar com o sabor do funghi, que traz toques terrais, leve adocicado e gosto característico. Com o queijo parmesão, tanto do risoto quanto da casquinha, a cerveja mais uma vez combina muito bem. O queijo fará com que os maltes especiais da cerveja se destaquem, e por outro lado encontrem equilíbrio no funghi. É um prato de preparo simples e uma harmonização bastante prazerosa.

Risoto de Funghi Secchi

Ingredientes
380g de Arroz Arboreo
80g de Funghi Secchi
20g de Cebola finamente picada
25g de Manteiga sem sal
100g de Queijo Parmesão em lascas
60ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
100 ml de vinho branco seco
Sal a gosto
1 ½ litro de caldo de carne

Preparo
Lave bem o funghi e hidrate-o em 100ml de água morna, por 10 minutos. Reserve a água e pique o funghi. Doure a cebola no azeite. Junte o arroz, refogue brevemente e adicione o vinho. Deixe evaporar. Adicione a água do funghi. Aos poucos vá adicionando o caldo (ele deve ficar conservado quente em outra panela), e mexa o arroz. À medida que for secando adicione mais caldo. Após 5 minutos, adicione o funghi. Quando estiver “al dente” desligue o fogo, adicione a manteiga e o parmesão. Misture com cuidado. Verifique o sal e corrija se necessário.

Cesta de Parmesão

Ingrediente
50g de parmesão de boa qualidade, ralado grosso

Preparo
Monte um círculo de parmesão em uma frigideira untada. Aqueça em fogo baixo até o queijo começar a derreter. Vire com uma espátula e deixe dourar. Retire com a espátula e coloque sobre a base de um copo (de ponta cabeça) e pressione levemente para dar a forma. Deixe esfriar.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Um comentário:

Vic disse...

Essa, é uma das minhas cervejas do dia-a-dia, Edu. Uma óptima cerveja.
Abraço e bom ano