21 novembro 2007

Artesãos da Cerveja : Cervejarte Peat-Smoked Porter

Apertando a tecla SAP de seu computador você terá a tradução para o estilo desta cerveja criada pelo Ricardo Rosa, da Cervejarte. É uma Porter que contém malte defumado com turfa, e peat é o nome em inglês para turfa. Usando mais uma vez a tecla SAP você saberá que turfa –segundo o blog da Cervejarte e o Wikipedia-, “é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. É formado principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão. É utilizada como combustível para aquecimento doméstico”.

Defumar malte com turfa é muito comum na fabricação de whisky. A primeira vez em que eu ouvi falar da existência deste material foi em uma degustação de whiskies, promovida pela Diageo. Lá tive a oportunidade de ver e sentir o aroma de um pedaço de turfa, além de ouvir boas histórias sobre sua origem e sobre whiskies.

Além do malte defumado com turfa, a porter do Ricardo leva mais quatro outros maltes e dois lúpulos diferentes. No Blog da Cervejarte você tem uma descrição mais que completa da cerveja e sua produção. Vamos à degustação!


Cervejarte Peat-Smoked Porter5,1% ABV

Aparência: Marrom escura, espuma densa e duradoura.
Aroma: Defumado, chocolate, torrado, café.
Paladar: Caramelo, torrado, defumado, lúpulo, muito equilibrado.

Outra cerveja bem feita produzida pelo Ricardo, que junto com um seleto grupo de cervejeiros caseiros vêm produzindo cervejas muito melhores que a maioria que encontramos no mercado. O defumado é bastante equilibrado, e foge do bacon que se destaca em grande parte das cervejas que usam malte defumado.

Nenhum comentário: