18 maio 2007

Harmonizações Perfeitas : Spaten Optimator e Canapés Rústicos de Patê de Foie Trufado e Geléia de Maracujá na Pimenta

Uma disputa onde os oponentes esbanjam força e o resultado perfeito é um empate!

Quando fazemos uma harmonização, além de encontrar uma cerveja e um alimento que se combinem, buscamos através dela a valorização das características marcantes de ambos.

No caso de uma Double Bock e do Patê de Foie Trufado, temos dois elementos com características muito fortes e marcantes, o que torna a combinação deles equilibrada, já que dificilmente um passará por cima dos sabores do outro na harmonização. Além deles, temos a geléia de maracujá com pimenta, que traz um toque adocicado e apimentado ao conjunto.

O alto teor alcoólico da cerveja ameniza a persistência dos sabores do foie, e a doçura proveniente de seus maltes valoriza os toques adocicados do canapé. Já a pimenta destaca o sabor maltado da cerveja. Como os sabores da cerveja e do canapé são complexos temos uma harmonização interessante, onde os momentos de destaque variam, hora para cerveja, hora para o canapé.

Canapés Rústicos de Patê de Foie Trufado e Geléia de Maracujá na Pimenta

Ingredientes

3 fatias de pão sueco
80grs de patê de foie trufado
30grs de geléia de maracujá com pimenta
Ciboulette para decorar

Preparo
Corte pequenos quadrados de pão sueco, espalhe o patê e a geléia por cima. É uma receita de preparo muito simples, e todos os ingredientes podem ser facilmente encontrados em bons supermercados.

Onde:
Bier  Wein (importador)
www.buw.com.br
Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

João Gabriel Margutti Amstalden disse...

Edu, acredito que as Spatens não estão mais vindo pro Brasil, qual outra cerveja voce recomenda para harmonizar com este prato???

abraço

Edu Passarelli disse...

João,

Qualquer doppelbock. O que acha de uma Salvator, da Paulaner?

Abs