24 abril 2007

Santa Mala dos Amigos : Duvel x Duvel

A Duvel é uma Strong Golden Ale que está entre as mais conhecidas do mundo, e é uma de minhas cervejas preferidas.

Já tinha visto uma versão de rótulo preto, mas não havia provado. Recentemente pesquisando em um site holandês vi a versão verde, e mais uma vez graças à mala do amigos consegui por minhas mãos em uma delas. Para melhorar, veio junto uma versão da "original" para comparação.

A Duvel Groen é a versão desta clássica cerveja para ser tomada direto no "bico". Não contém fermentação na garrafa como na vermelha, e o teor alcoólico é 1% menor. Optei por colocar as duas em copo, para poder analizar as diferenças em igualdade. São muitas, como pode-se ver abaixo. Continuo preferindo a original!

Duvel "Vermelha"
8,5% ABV
Aparência: Dourada, com a espuma mais densa e duradoura que conheço. É de dar água na boca!
Aroma: Frutada, lúpulo, adocicada, malte, fermento.
Paladar: Maça, pêra, condimentada, malte, adocicada, fermento, lúpulo.

Duvel Groen (verde)
7,5% ABV
Aparência: Dourada, e apesar de boa formação de espuma, ela não de forma tão bem quanto na vermelha.
Aroma: Cítrico, lúpulado, malte.
Paladar: Adocicado, malte, frutado, lúpulo. Bom amargor final.

Um comentário:

Ricardo Amorim disse...

santa coincidência, Edu! eu também estou me divertindo com as Duvel que me chegaram recentemente da Europa. é realmente uma cerveja superior e facilmente encontrada em qualquer bar decente do Velho Mundo. por aqui, é um assalto o que se cobra por ela: algo em torno de 20 reais. em minha última viagem à Holanda e à Bélgica, pagava 3 euros em bares e, pasme, menos de 1 euro nos supermercados, onde encontrei, em várias lojas, o six pack por 5,99. pechincha! grande abraço,
Ricardo