29 abril 2015

Brooklyn Brewery


A cervejaria americana Brooklyn Brewery me chamou a atenção lá no começo dos anos 2000, quando começou o meu interesse pelas boas cervejas. Seu mestre cervejeiro Garrett Oliver, que para mim é o “Papa” das harmonizações entre cervejas e comida, foi quem fez com que essa cervejaria logo se tornasse uma de minhas prediletas, assim como o seu trabalho com as combinações de cervejas e gastronomia.
Acompanhei de perto a chegada da Brooklyn ao Brasil, pelas mãos da importadora Beer Maniacs. E neste período (na verdade, um ou dois anos antes), tive a chance de conhecer Garrett Oliver pessoalmente, e encontrá-lo em pelo menos quatro visitas suas ao país.
Nova brassagem
Meu currículo cervejeiro tinha uma lacuna: faltava conhecer a fábrica da Brooklyn, localizada no bairro homônimo, na cidade de Nova Iorque. Em março deste ano finalmente visitei a cervejaria que começou suas atividades em 1988 com as primeiras caixas de cerveja entregues. Em 1994 Garrett chega a empresa como mestre cervejeiro e em 1996 fica pronto o prédio onde hoje está uma das fábricas e o escritório central, local onde minha visita aconteceu.
Barris que armazenam cervejas espetaculares!
Eu e mais quatro amigos brasileiros chegamos ao bairro do Brooklyn de trem. Uma breve caminhada da estação até a cervejaria nos mostra uma vizinhança vintage, num local cheio de bares e restaurantes descolados e com ótima gastronomia. Um lugar realmente agradável. Chegamos no horário combinado com Garrett, que nos recebeu e conduziu uma bela visita. Conhecemos todo o processo de produção, uma das salas de barris (existe outra próxima dali com mais de 2 mil barris!) e ao final, fizemos uma bela degustação. Algumas das Ghost Bottles – garrafas de experiências cervejeiras de Oliver que não são comercializadas- foram abertas, além das cervejas de linha da Brooklyn. Ao final, fizemos boas compras na loja de souvenirs, que tem uma coisa mais legal que a outra. Que tarde sensacional! Que experiência cervejeira! Ah, e como é bom poder voltar de transporte público após uma visita como essa! :-)
Uma honra ser servido por Garrett Oliver!  





Bar da fábrica


3 comentários:

Rafael disse...

Que legal Edu.
Curti seu post, me deu vontade de visitar a Brooklyn. Vc já fez algum tour em alguma cervejaria aqui da California?

Rafael Custodio

welivewebeerwedie.com

Edu Passarelli disse...

Rafael, tudo bem?

Vale muito a visita!

Na Califórnia já visitei algumas. Tem uns links abaixo de algumas que postei por aqui, mas ainda tem coisa pra subir! Abraço

http://edurecomenda.blogspot.com.au/2014/12/cerveja-em-san-diego-um-roteiro-de-3.html

http://edurecomenda.blogspot.com.au/2014/03/anchor-brewing.html

http://edurecomenda.blogspot.com.au/2014/07/firestone-walker-brewing-co.html

http://edurecomenda.blogspot.com.au/2014/03/the-rare-barrel-sour-beer-co.html

DAlmeida disse...

Ja fui por duas vezes. Nao fiz o tour que tem que ser agendado com muita antecedencia. Mas sempre vou na sexta para pegar o Happy Hour da Tap room. Muito bom!

Recomendo ir na Other Half. Tambem fica no Brooklyn, mas distante. O subway te leva proximo. Sou apaixonado por IPAs.