14 agosto 2013

Fantôme La Piétrain


A cervejaria belga Fantôme produz cervejas bastante exclusivas, em pequena escala. São conhecidos por usar “especiarias secretas” e condimentos como flores e cogumelos em suas produções, o que confere à suas cervejas características únicas. À frente da cervejaria está Dany Prignon, conhecido por produzir as melhores cervejas do estilo Saison no mundo.
Alguns rótulos da Fantôme chegaram recentemente ao Brasil, pelas mãos da importadora Hors Concours. Neste primeiro lote chegaram 21 rótulos diferentes, de quatro produtores. Todos eles estão disponíveis no Aconchego Carioca de SP, meu bar.
Já conhecia a clássica Fantôme Saison, referência do estilo. Desta vez me impressionei com a La Piétrain, uma Saison extremamente aromática, que é produzida de forma beneficente, a fim de gerar fundos para uma instituição de porcos Piétrain, que estão em extinção.
Trata-se de uma cerveja refrescante e de paladar bastante complexo. Seus 8% de força alcoólica não aparecem, enquanto notas cítricas e que lembram capim limão e tomilho dominam aroma e paladar. Na boca, algum dulçor inicial, com final seco. Belíssima cerveja!

Nenhum comentário: