02 março 2012

Cozinhando com Cerveja: Polvo ao Vinagrete de Lambic



A cerveja não é só boa para acompanhar as refeições. Ela também faz papel bonito quando usada como ingrediente de preparo em suas receitas. Nesta seção “Cozinhando com Cerveja” a idéia é mostrar boas receitas onde a cerveja vai também na panela!
Esta receita de vinagrete de polvo usa uma cerveja do estilo lambic, que apresenta notas ácidas, avinagradas e cítricas, no lugar do limão.
O Polvo
Compre em sua peixaria de preferência 1 polvo já limpo.
Para cozinhar o polvo no ponto correto é legal congelá-lo depois de limpo. Isso ajuda a deixar sua carne mais macia. Depois de descongelar, cozinhe o polvo em uma panela com água fervente, até que ele chegue ao ponto desejado. Junto na panela, coloque meia cebola e condimentos de seu gosto, sem usar sal. Eu uso um copo de cerveja junto. Depois de cozido, deixe o polvo esfriar, corte em pedaços e tempere com sal.
O Vinagrete
100g de cebola roxa picada
100g de tomate italiano sem pele e sem semente picado
folhas de manjericão
80ml de azeite de oliva extra virgem
60ml de cerveja lambic
flor do sal e pimenta do reino moída na hora
Para o vinagrete leve a cebola com o azeite ao fogo, até começar a amolecer. Acrescente o tomate e desligue o fogo. Tempere com sal e pimenta do reino, adicione o manjericão e a cerveja.  Misture com o polvo e sirva. Bom apetite!

2 comentários:

João Gabriel Margutti Amstalden disse...

Muito legal essa idéia da nova seção!
O pessoal lá fora está bem adiantado nisso (cozinhar com boa cerveja), e ainda não tinha visto ninguém fazendo por aqui.

Parabéns

Panela de Malte

Edu Passarelli disse...

Valeu, João.

Já faço há alguns anos, mas agora resolvi colocar aqui. Inclusive, no ano passado fiz um festival de cozinha com ingredientes da cerveja!

Um abraço