02 janeiro 2012

As Empoeiradas: Pannepot Grand Reserva 2005


 

Tenho começado os últimos anos abrindo alguma bela cerveja de minha adega. Aqui está o link para o post no ano passado, que linka para os anteriores também. Faço isso para brindar o ano que chega enquanto me concentro e traço meus novos planos. Neste ano escolhi a belga Pannepot Grand Reserva 2005.
Feita pela Struise Brouwers, pequena cervejaria que fica perto de Poperinge, esta é uma das melhores cervejas que já bebi na vida. A Struise produz receitas sensacionais. A Pannepot normal é uma delas. No caso da Grand Reserva, ela passa por dois anos em barricas de carvalho, o que confere a ela notas nítidas da madeira. Segundo informações do rótulo, a Pannepot foi feita pela primeira vez em 2001. Em 2005 veio a idéia de maturar esta receita – uma homenagem a pescadores locais da vila De Panne- nas barricas de carvalho e ainda refermentá-la na garrafa após este processo. Esta safra rendeu apenas 3000 garrafas!
Esta Grand Reserva apresentava notas licorosas, de frutas escuras secas, toffee, chocolate, calor do álcool, figo e madeira. Muita complexidade. Belíssima cerveja!
Feliz 2012!

As empoeiradas é uma seção do blog onde degusto cervejas de minha adega, que eu mesmo deixei envelhecer ou já comprei envelhecidas. 

Nenhum comentário: