07 janeiro 2011

Harmonizações Perfeitas: Lagosta e Camarão na Grelha com Dry Stout



Frutos do mar como camarão e lagosta funcionam muito bem com cervejas do estilo dry stout. A cerveja apresenta amargor de lúpulo suficiente para cortar a sensação de gordura tanto do camarão como da lagosta, e ainda traz uma sensação de cremosidade à boca, que combina bem com a carne de ambos. Seu corpo leve combina com a delicadeza da carne. No modo de preparo que escolhi para esta harmonização, ainda tivemos mais um item de combinação: as notas tostadas com as notas de fumaça vindas da churrasqueira. Ficou divino!
Aproveitei o final do ano na praia para apresentar algumas novas opções aos tradicionais churrascos de minha turma. Apesar de parecerem proibitivos, o preço de bons camarões e caldas de lagosta não são tão altos, se comprados em bons fornecedores.
O preparo é relativamente simples. Nas lagostas, deixei um lado da carne exposta e o outro protegido com a casca. Temperei com flor do sal, um leve toque de pimenta-do-reino e manteiga com ervas. Elas devem assar a cerva de 20cm da brasa e o ponto é relativamente rápido, cerva de 4 minutos assando com a casca para baixo e 1 com a carne para baixo.
Já os camarões (Rosa GG), optei por deixar a casca e tirar apenas a cabeça. Cortei a casca por cima e por baixo para a limpeza e a aproveitei para “abrigar” meu tempero, uma manteiga de ervas, pimenta-do-reino e flor do sal, semelhante ao da lagosta. Os mesmos 20cm da brasa (é importante ter brasa, e não chama) e 3 minutos de cada lado.
Bom apetite!
Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

 

3 comentários:

Edu Passarelli disse...

Obrigado, Joel!

Cesar disse...

Cara, eu tava lendo a VIP, daí vi seu nome lá e lembrei de vc. E estudei com vc no Rio Branco, Cesar Fernandes, lembra? Legal saber q vc aprecia uma gelada, eu tbm já viajei muito por aí e já tomei de tudo que é cerveja, não tantas qto vc, claro... rs
Vamos marcar de tomar uma qq dia destes. E o Guilherme, lembra dele? tem o visto?

Abraços Edu, e tdo de bom...

fbook http://www.facebook.com/cesar.a.fernandes

Edu Passarelli disse...

Fala Cesar, beleza?

Claro que me lembro! Nunca mais vi o Gui...

Vamos marcar uma cerveja no meu bar?

Te adicionei no FB.

Abraços