07 janeiro 2011

Harmonizações Perfeitas: Lagosta e Camarão na Grelha com Dry Stout



Frutos do mar como camarão e lagosta funcionam muito bem com cervejas do estilo dry stout. A cerveja apresenta amargor de lúpulo suficiente para cortar a sensação de gordura tanto do camarão como da lagosta, e ainda traz uma sensação de cremosidade à boca, que combina bem com a carne de ambos. Seu corpo leve combina com a delicadeza da carne. No modo de preparo que escolhi para esta harmonização, ainda tivemos mais um item de combinação: as notas tostadas com as notas de fumaça vindas da churrasqueira. Ficou divino!
Aproveitei o final do ano na praia para apresentar algumas novas opções aos tradicionais churrascos de minha turma. Apesar de parecerem proibitivos, o preço de bons camarões e caldas de lagosta não são tão altos, se comprados em bons fornecedores.
O preparo é relativamente simples. Nas lagostas, deixei um lado da carne exposta e o outro protegido com a casca. Temperei com flor do sal, um leve toque de pimenta-do-reino e manteiga com ervas. Elas devem assar a cerva de 20cm da brasa e o ponto é relativamente rápido, cerva de 4 minutos assando com a casca para baixo e 1 com a carne para baixo.
Já os camarões (Rosa GG), optei por deixar a casca e tirar apenas a cabeça. Cortei a casca por cima e por baixo para a limpeza e a aproveitei para “abrigar” meu tempero, uma manteiga de ervas, pimenta-do-reino e flor do sal, semelhante ao da lagosta. Os mesmos 20cm da brasa (é importante ter brasa, e não chama) e 3 minutos de cada lado.
Bom apetite!
Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

 

4 comentários:

Joel de Sousa Carvalho disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

Edu Passarelli disse...

Obrigado, Joel!

Cesar disse...

Cara, eu tava lendo a VIP, daí vi seu nome lá e lembrei de vc. E estudei com vc no Rio Branco, Cesar Fernandes, lembra? Legal saber q vc aprecia uma gelada, eu tbm já viajei muito por aí e já tomei de tudo que é cerveja, não tantas qto vc, claro... rs
Vamos marcar de tomar uma qq dia destes. E o Guilherme, lembra dele? tem o visto?

Abraços Edu, e tdo de bom...

fbook http://www.facebook.com/cesar.a.fernandes

Edu Passarelli disse...

Fala Cesar, beleza?

Claro que me lembro! Nunca mais vi o Gui...

Vamos marcar uma cerveja no meu bar?

Te adicionei no FB.

Abraços