05 junho 2009

Harmonizações Perfeitas : Mignon de Porco em 5 Pimentas, Gateau de Batata com Abadessa Emigrator

No último dia 3 foi lançada a Emigrator Emigrator Doppelbock, da cervejaria Abadessa. Para os que já têm a sorte de estar com a cerveja em mãos, segue uma sugestão de harmonização.

O sabor intenso da Emigrator, com notas de malte, adocicado e torrado, pede um prato que também traga certa força, para que a cerveja não domine todo o paladar. Escolhi uma receita com carne suína, que apresenta as características esperadas e consegue fazer frente à potência da Double bock. O Gateau de batata ameniza o vigor do conjunto, trazendo certa suavidade ao paladar e permitindo a melhor percepção dos sabores, tanto da carne quanto da cerveja.

Mignon de Porco em 5 Pimentas e Gateau de Batata

Mignon

Ingredientes
500g de filé mignon suíno
Pimentas do reino branca, preta e verde
Pimenta Rosa
Pimenta Caiena
200ml de vinho branco seco
50ml de azeite
Sal

Preparo
Tempere os filés na véspera e deixe marinando, dentro de geladeira, com o vinho. Aqueça o azeite em uma frigideira e sele o filé em todos os lados. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por 8 minutos.

Gateau

Ingredientes
300g de batata inglesa
50g de queijo parmesão ralado
80g de manteiga
Salsinha
Sal

Preparo
Cozinhe a batata em água salgada até ficar “al dente”. Espere esfriar e corte-a em fatias finas. Reserve. Com a ajuda de um aro, monte o Gateau colocando camadas de batata, manteiga e queijo, temperando com salsinha. Leve ao forno pré-aquecido (200ºC) por 10 minutos.

Montagem
Sirva um pedaço de filé acompanhado de um Gateau.

Serve 4 porções.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: