20 março 2009

Cena Cervejeira em Montevidéu

Aproveitei uma pequena folga em um final de semana na Melograno e rumei para Montevidéu, passar alguns dias. Como não poderia deixar de ser, elaborei uma pesquisa cervejeira sobre o local. Sai daqui certo de que me deliciaria com...bons tannats...

Em minhas anotações estavam dois principais focos. A micro cervejaria Mastra e o Irish Pub Shannon. Logo em minha primeira saída do hotel fui conhecer o parque Rodó, e lá tive o prazer de degustar o chope Mastra Golden Extra Special, ou como eles a chamam por lá, Dorada. Fiquei surpreendido com o frescor de lúpulo e a presença de malte desta cerveja. Contemplado com o belo por do sol do Rio de La Plata, sorvi alguns copos dela antes de retornar ao hotel e rumar ao Shannon.
Por do sol no Rio de la Plata

Chegando a agradável rua onde está instalado o Shannon, no centro da cidade (cidade vieja), logo avistei o pub. Com fachada típica deste tipo de estabelecimento, de cara avistei algumas garrafas de Eisenbahn na vitrine, que a princípio pensei serem para decoração. Que nada. A carta do local, além de apresentar as belgas Chimay e Duvel, a preços bem melhores que aqui no Brasil, traz ainda ótimas escocesas, argentinas, alemãs, etc., trazia as brasileiras Eisenbahn e as artesanais uruguaias Mastra e Davok. Desta última, só fiquei sabendo por lá. Isso sem falar no excelente clima do local e das ótimas bandas de rock que ali tocam. Acabei voltando outras duas noites...
Rua Bartolomé Mitre - Vida noturna agitada
Carta de cervejas do Shannon

Nos outros dias minhas surpresas eram constantes. A rede de supermercados Disco oferece uma boa gama de boas cervejas. Bons bares e restaurantes da cidade sempre trazem ao menos um bom rótulo para os apreciadores das boas cervejas. Fora a gastronomia local, que me fez provar a melhor carne de minha vida.

Ao longo das próximas semanas irei detalhando as cervejas degustadas e dando outras pequenas dicas sobre Montevidéu. Mas já adianto, apesar de excelentes, tomei poucos tannats!!!

Shannon - Fachada e por dentro

9 comentários:

Marco Zimmermann disse...

Que bom verificar que a cena cervejeira em Montevideo melhorou! Fui pra lá em 2007 e o máximo que consegui foi provar algumas poucas boas importadas.
Um abraço!
Marco

Edu Passarelli disse...

Marco,

Parece que é recente este avanço das boas cervejas. Produção boas deles só a Mastra mesmo, mas já rola acesso a outras legais!

Abraços

Everson disse...

Edu,

Estive lá em janeiro e também visitei o Shannon. Dei azar, porque na noite em que fui, estavam desfalcados.
Já conhecia a Mastra (sou de Porto Alegre, vou à fronteira regularmente e comprei várias garrafas). Na minha opinião, boa cerveja, sendo que o defeito mais perceptível é a quase total ausência de espuma.
A Davok, já sabia da existência, mas não encontrei em lugar nenhum, nem no Shannon, onde um dos donos da Davok disse que vendiam a cerveja.
Queria provar algumas argentinas como a Antares e a Otro Mundo, mas o Shannon não as tinha na noite em que visitei.
Enfim, melhorou muito de 2005 (minha primeira visita, só encontrava as uruguaias, que estão bem ruinzinhas) para 2009.

Edu Passarelli disse...

Everson

Eu tb percebi esta "falta" de espuma. Nas versões engarrafas ela nào acontece.

Abraço

Davok disse...

Estimados:
Aquí viene a dar la cara uno de los dueños de Davok.
Por problemas que no vienen al caso recién pudimos salir a la venta en el mes de febrero.
Desde esa fecha estamos en el Shannon con nuestras tres cervezas
-English Pale Ale
-Oatmeal Stout
-Shannon Dunkel (exclusiva para el Shanon).

Saludos para todos!

Alejandro

Everson disse...

Alejandro,

Me gusta saber eso. Felicitaciones!

Por la próxima visita a Montevideo, las degustaré en Shannon por cierto.

Acaso están ustedes con las cervezas en botillas también? Alguna chance de encontrarlas en Rio Branco? He comprado la Mastra en Rio Branco en algunas oportunidades y me gustaría mucho hacer la misma cosa con Davok, pero so retornaré a Rio Branco en Noviembre o Diciembre.

Gracias por la información y saludos!
Everson

Davok disse...

Everson:

Muchas gracias!.
Por el momento no estamos engarrafando. Salimos solo en barril, pero tenemos pensado en un futuro cercano engarrafar.
Saludos!

Ale

Lucas Grazziotin disse...

Edu, estou tomando uma Mastra aqui no El Palenque do Mercado Publico de Montevideo.
A falta de espuma acontece também nas long necks, tanto na Dorada quanto na Roja.
Mas nem por isso deixam de ser deliciosas.
Abraços,
Lucas Grazziotin
www.farrapos.rs

Edu Passarelli disse...

Muito bom, Lucas! Aproveite por aí!