28 agosto 2008

As Empoeiradas : Baden Baden 20 anos

Desde que comecei a me interessar por cervejas também comecei a adegar alguns exemplares, com a finalidade de avaliar sua evolução com o passar dos anos. Hoje tenho diversas cervejas em minha adega, e é com elas que pretendo ilustrar os posts da nova seção de meu site, As Empoeiradas.

As cervejas desenhadas para guarda normalmente possuem teor de álcool um pouco maior, maltes com certa torrefação, lupulagem acentuada e refermentação na garrafa. Dentre os exemplares que tenho guardados, tenho alguns que deixei como experiência, mesmo sabendo que poderia não ser a melhor opção para o tipo de cerveja.

Começo escrevendo sobre a Baden Baden 20 anos, uma Porter que foi lançada para comemorar os vinte anos do restaurante Baden Baden, em Campos do Jordão, em edição limitada de apenas 15.000 garrafas.

Baden Baden 20 anos
6,0% ABV
Vencimento: 28/02/2007 Lote: 066B

Aparência: Preta, opaca, boa formação e média duração de espuma.
Aroma: Maltes torrados, chocolate, leve café.
Paladar: Maltes torrados, leve adocicado, chocolate, final com torrado persistente.
Embora a cerveja ainda estivesse saborosa, apresentava um pequeno toque acético. Uma leve oxidação também pode ser percebida, porém, escondida por detrás da força dos maltes torrados.

As empoeiradas é uma seção do blog onde degusto cervejas de minha adega, que eu mesmo deixei envelhecer ou já comprei envelhecidas. 

5 comentários:

Unknown disse...

No caso especifico desta cerveja, há um acompanhamento proprio p/ a degustação ou manda a regra que deve ser degustada sem qualquer outro paladar?

Edu Passarelli disse...

Correa,

Neste caso eu aconselho degustá-la sozinha, sem nenhuma outra interferência.

Um abraço

Rodrigo Campos disse...

Olá Edu,
Estava esperando o seu comentário sobre a 20 anos, pois você já tinha comentado que tinha 2 dela guardadas.

Pois bem, em meados do mês de abril deste ano eu tive o prazer de degustar uma delas. A minha tinha vencido, pasmem, no dia 11 de dez de 2005, lote 136B. Ela estava guardada na despensa de uma amiga que mora em São Paulo e estava esquecida. Sorte minha.

Ainda não tinha provado dela antes e por isso não tenho o comparativo. Achei que estava muito boa e não tinha sinais de oxidação ou acético.

Achei curioso e quis dividir a informação com você.
Uma abraço.

Rodrigo Campos.
Fortaleza - CE

Anônimo disse...

Oi Edu!
Muito boa a idéia das "Empoeiradas"!!
Vc é meu grande professor, depois de Michael Jackson, é claro! E vc sabe que não estou falando daquele cara que dá pulinhos e pensa que é lobisomem!!!! rrsrs

Edu Passarelli disse...

Rodrigo,

Marquei de degustar a minha outra 20 anos com o Juliano Mendes. Falo sobre isso por aqui.

Haicki,

Fico feliz em saber que gosta de meu trabalho.

Aproveito para agradecer aos dois, que sempre estão por aqui!

Um abraço