09 novembro 2007

Harmonizações Perfeitas : Steak Tartare com Tripel Karmeliet

O Steak Tartare é um prato clássico de origem russa, que ganhou notoriedade graças aos franceses. É uma receita que possui diversas variações, mas o ingrediente principal e obrigatório é a carne crua cortada em pequenos pedaços. Apresenta sabor forte devido à carne crua e os temperos marcantes, e também deve trazer bastante frescor a boca.

A cerveja belga Tripel Karmeliet possui uma complexidade incrível, sabores e aromas bastante frutados (laranja, damasco), toques adocicados, álcool marcante, mas não predominante e muito frescor.

É uma ótima escolha para acompanhar o tartare, permitindo com que ambos demonstrem seus acentuados atributos, sem sobrepor forças, mas sim completando qualidades.

Steak Tartare

Ingredientes
300g de patinho, extremamente limpa e fresca, moída duas vezes
80g de cebola finamente picada
30g de cebolinha picada
20g de alcaparras picadas
1 cs de páprica doce
1 cs de páprica picante
15g de mostarda Dijon
2 gemas
50ml de azeite de oliva extra-virgem
Flor do Sal
Pimenta-do-reino moída na hora

Preparo
Misture todos os ingredientes em uma vasilha sobre gelo, para manter a carne sempre fria, e sirva acompanhando batatas fritas e salada de folhas.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edu.
Pro Steak Tartar não ficar com um sabor tão marcante de carne crua, não deve-se passar pelo moedor (e ainda mais 2 xs !!!!). O Tartar deve-se fazer com duas facas bem afiadas, do mesmo tamanho, batendo na carne intercaladamente com as facas, apenas cortando-a e não amassando-a.
Fazendo assim não irá sair suco algum da carne e não vai deixá-la com gosto forte.
Tb substituiria a alcaparra. Ou por folhas de hortelã ou alguma outra erva da preferencia.
Um abraço,
Cozinheiro Betho Giordani

Edu Passarelli disse...

Betho,

Obrigado pelas dicas!

Eu já uso a faca para cortar a carne, coloquei na receita ela moída para facilitar o preparo para a maioria. Quanto ao tempero, vou usar hortelã na próxima vez! Como disse no texto, é uma receira com inúmeras variações, e já provei muitas deliciosas. Tenho certeza que com hortelã ficará muito bom!

Abração