26 outubro 2007

Harmonizações Perfeitas : Saltimboca do Cervejeiro, Risoto de Cogumelos e Baden Baden 1999

A Saltimboca alla Romana é um prato clássico italiano, que leva carne de vitelo, prosciutto, folhas de sálvia e é cozido em vinho. Adaptei a receita original criando a Saltimboca do Cervejeiro, trocando o vitelo por filé mignon e o vinho por cerveja, além de outros pequenos detalhes. Ficou muito interessante!

Para harmonizar optei pela bitter ale da Baden Baden. Suas características lupuladas trouxeram frescor ao prato (bom equilíbrio com a sálvia) e permitiram com que o paladar estivesse sempre em perfeitas condições para assimilar os sabores complexos do conjunto. O malte caramelo também bastante presente na cerveja foi perfeito para conciliar com a carne, além de compor uma ótima parceria com o risoto.

Saltimboca do Cervejeiro com Risoto de Cogumelos

Saltimboca

Ingredientes
4 escalopes de filé mignon
4 fatias de presunto cru, no mesmo tamanho dos escalopes
8 folhas grandes de sálvia
50g de manteiga sem sal
200ml de cerveja lager clara
Sal e pimenta-do-reino
Farinha de trigo para empanar

Preparo
Tempere os filés com sal e pimenta. Cuidado com o sal, pois o presunto já é salgado. Coloque duas folhas de sálvia em cima de cada escalope e cubra com o presunto. Dobre, deixando o recheio ao meio, e prenda com um palito. Passe os filés na farinha de trigo e bata bem, para tirar os excessos. Em uma frigideira funda, aqueça a manteiga e frite os filés, em ambos os lados. Acrescente a cerveja e deixe cozinhar por 5 minutos. Nesta versão, sirva sem o molho.

Risoto de Cogumelos

Ingredientes
200g de arroz arbóreo
200g de cogumelos Paris e Dinamarquês, fatiados em lâminas
100g de manteiga sem sal
50g de cebola finamente picada
20g de alho finamente picado
1l de caldo de legumes
150ml de cerveja lager clara
50g de queijo parmesão ralado

Preparo
Refogue a cebola e o alho em metade da manteiga. Adicione o arroz e frite um pouco. Coloque a cerveja e deixe evaporar. Vá colocando o caldo (conservado quente) à medida em que o arroz for secando. Quando o arroz estiver próximo do ponto (al dente), adicione os cogumelos. Assim que estiver no ponto desligue o fogo, adicione a outra metade da manteiga e o parmesão. Misture bem e sirva quente..

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

2 comentários:

João Gabriel Margutti Amstalden disse...

Cozinhei isto pra minha familía sabadão, todo mundo ficou querendo mais risoto!!!

muito bom!!!

a minha Baden tava próximo do vencimento e por isso com um fenólico bem acentuado, eu gosto disso e gostei muito da harmonizatioon!

Edu Passarelli disse...

Que legal, João. Tirou fotos?

Abs