13 julho 2007

Harmonizações Perfeitas : Risoto de Lingüiça e La Trappe Dubbel

A La Trappe Dubbel é uma cerveja que apresenta notas de malte e levemente adocicadas, além de toques frutados. Com o risoto de lingüiça, a cerveja harmoniza por dois modos: contraste com o sal proveniente do embutido e semelhança com o adocicado que resulta da caramelização da cerveja utilizada na receita. O caráter frutado da La Trappe ainda realça o sabor da carne, deixando o conjunto bastante prazeroso.

Risoto de lingüiça e cerveja preta

Ingredientes
1/2 kg de lingüiça calabresa fresca
Folhas de alecrim
20g de manteiga
50ml de azeite de oliva
80g de cebola finamente picada
200ml de cerveja preta (não muito doce)
250g de arroz arbóreo
1l de caldo de carne
80g pecorino romano ralado
1 cebola grande cortada em rodelas*
50ml de azeite*
sal a gosto

Preparo
Lave a lingüiça, retire a pele, separe a gordura e pique a carne. Descarte a gordura. Em uma panela doure a carne da lingüiça, junto com o azeite. Acrescente metade da manteiga e a cebola e refogue. Adicione o arroz, refogue um pouco e coloque a cerveja. Deixe a cerveja evaporar. Vá colocando o caldo de carne aos poucos, na medida em que for secando, até que o arroz fique al dente. Coloque a manteiga restante, o alecrim e o pecorino, misture bem e deixe descansar em panela fechada por 2 minutos. Sirva com a cebola caramelizada por cima. Bom apetite!

*Cebola Caramelizada
Refogue as rodelas de cebola junto com o azeite, em fogo bastante baixo, até que fiquem caramelizadas. É um processo lento e que exige bastante cuidado. Não deixe o azeite ferver, pois ele vai queimar a cebola. No final, salgue as cebolas levemente e segue em papel toalha.

Onde:
La Trappe Dubbel
Bier  Wein (importadora)
http://www.buw.com.br/

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa receita e harmonização Edu. O que vc me diz sobre as demais cervejas da la trappe? estou pra fezer um pedido com a importadora e estou na dúvida. A única que provei foi a quadruppel, que gostei bastante!

Edu Passarelli disse...

Leonardo,

Gosto bastante da Dubbel e da Quadrupel, que são de coloração mais escura. A Blond e a Tripel também são interessantes, mas pessoalmente fico com as outras duas. Isso fora a Bock, que é muito boa, mas ainda não pode ser encontrada no Brasil...
Abraços

Rodrigo disse...

Edu, fiz a harmonização no domingo. Depois te mando uma foto. Muito boa a receita, a cerveja e a combinação! Parabéns!
Rodrigo
Daqui da Poltrona