25 março 2007

Harmonizações Perfeitas : Old Speckled Hen com Filé Chateaubriand e Batatas Rösti

Para esta harmonização escolhi uma cerveja que figura entre minhas prediletas, e um corte de filé que aprecio muito. Como acompanhamento vai a batata Rösti.

Os maltes caramelizados da Old Speckled Hen harmonizam perfeitamente com o caramelizado proveniente do assado da carne, enquanto seu amargor propicia o estimulo do apetite. Aliás, como os italianos já sabem a muito tempo, o amargor é um ótimo estimulante de apetite, e esta cerveja pode ser servida antes mesmo do prato, para já ir aguçando nosso paladar!

O filé Chateaubriand é a “cabeça” da peça de filé mignon, e pesa geralmente entre 300 e 400 gramas. Deve ser servido tostado por fora e mal passado por dentro. Este corte foi criado no século 19, para homenagear o estadista francês François Chateaubriand.

A Old Speckled Hen é uma clássica Bitter Ale inglesa. Possui 5,2% de teor alcoólico, cor âmbar e boa formação e duração de espuma. Aromas de malte caramelo, frutado e lúpulo. No paladar percebe-se as mesmas características do aroma, e um ótimo amargor final.

Filé Chateaubriand com batatas Rösti

Ingredientes
2 filés Chateaubriand
Azeite
Flor do sal
Pimenta do reino moída na hora
Manteiga
100ml de caldo de carne

Modo de preparo
Tempere os filés com a pimenta e sele os filés um uma frigideira com azeite bastante quente. Tempere com a flor do sal e leve os ao forno pré-aquecido (180ºC), por 10 minutos.

Molho
Deglaceie a frigideira onde os filés foram selados com vinho tinto, e acrescente o caldo de carne. Coe esta liquido e passe para uma panela pequena. Corrija o sal, misture a manteiga vigorosamente.

Batatas Rösti

Ingredientes 500 grs de batatas grandes escovadas 25ml de óleo 30 grs de manteiga sem sal50 grs de queijo parmesão raladoModo de preparoCozinhe as batatas com casca até ficarem al dente, em água salgada. Passe-as para um recipiente com água e gelo, para parar a cocção. Descasque-as e passe por um ralador, na parte grossa. Misture com a manteiga, corrija o sal e as coloque em um aro. Salpique o parmesão dos dois lados. Aqueça o óleo numa frigideira e adicione a manteiga. Leve as batatas com o aro para fritar nos dois lados. Desenforme e sirva.

Onde:
Old Speckled Hen
www.boxernet.net (importador)

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa Old Speckled Hen é show de bola.

Tanto em forma de chope qto em garrafa.

Unknown disse...

Amor

te Amooooooooooo

beijocas

Unknown disse...

Meu jovem, esta harmonizações são ótimas. Meus parabéns pelo blog. Tenho certeza que você é um especialista em cerveja.
Não precisamos ler muito para saber que você entende do assunto.

Edu Passarelli disse...

Obrigado Fabio!