21 novembro 2016

[10 anos de Blog] 3- Degustação Vertical de Three Philosophers


A Three Philosophers é minha cerveja predileta. Neste imenso universo de incríveis estilos, sabores e aromas, foi por esta que sempre tive aquele “algo a mais”. Produzida pela cervejaria americana Ommegang (a visitei em agosto deste ano), ela segue a receita de uma Quadrupel com 2% de adição de Liefmans Kriek, uma lambic com cereja. Jovem a cerveja tem notas de maltes tostados, melado, chocolate, frutas escuras passas, e sutil acidez e algo remetendo a frutas vermelhas vindas da kriek, com 9,7% de força alcoólica muito bem inseridos. É intensamente complexa. Além disso, é um estilo de cerveja que evolui muito bem com a guarda. E foi isso o que fiz: exercitei minha paciência e guardei garrafas das safras 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

Bacalhau, creme de batatas, alface romana grelhada e azeite de chouriço - acompanhando a 2013
Juntei dois dos meus três companheiros da #trappisttour2013 (Hélio Yazbek e Marcio Cimatti -A Janela Laranja) e fomos ao restaurante Marcel para realizar a degustação vertical e também comer muito bem, afinal as belas cervejas mereciam bons pratos para acompanha-las. O outro membro desta saudosa viagem não pode nos acompanhar, já que hoje vive na California. Mas, Bill, brindamos também a você! Além disso, aproveitei a data para iniciar as comemorações de meus 40 anos. E comecei em grande estilo!

2013 - uma das melhores
Todas as seis safras estavam excelentes. Notamos evolução nas notas de frutas vermelhas com a guarda, além de notas remetendo a toffee e leve oxidação na 2011. Certamente o auge delas estava entre os anos 2013 e 2012, com álcool presente mas não se destacando, boa presença de malte e as notas de lambic ainda presentes, com maior percepção da fruta. De todas as degustações verticais que já fiz, nesta foi onde encontrei cervejas mais bem estruturadas para guarda – isso descontando minha predileção por elas! ;) Quer um conselho? Comece a guardar Three Philosophers: vale muito a pena!  

Polvo na brasa, molho romesco e couscous de ervas

O clássico soufflé de gruyère - que harmonização!

Entrecote maturado e gratin dauphinois

Ravióli de cogumelos e manteiga de alho porró - uma das melhores combinações - foi bem com a 2016

2011

2012

2014

2015

2016

Nenhum comentário: