22 agosto 2016

Ommegang Brewery


A cervejaria americana Ommegang certamente era o meu maior ‘sonho de consumo’. Quem acompanha meu trabalho, já me ouviu dizer inúmeras vezes que minha cerveja predileta é produzida por eles, a Three Philosophers. E conhecer o lugar onde é produzida sempre esteve no meu target.

Porém, a cidade de Cooperstown, onde está instalada a cervejaria, fica a quatro horas de carro de Nova Iorque ou Boston, sentido oeste, e isso sempre dificultou minha visita ao local. Com o aniversário de 10 anos do blog, decidi que eu merecia me dar como presente uma viagem a Cooperstown, para finalmente conhecer a cervejaria.

Cooperstown é também a capital do baseball nos Estados Unidos e abriga o Hall of Fame. Com isso, atrai inúmeros fãs do esporte que  viajam à pequena cidade – com cerca 2 mil habitantes – e fazem dela um certo alvoroço, especialmente durante as férias escolares, período em que visitei.

A deliciosa Rosetta e Couve de Bruxelas frita no café da cervejaria
A Ommegang fica a 20 minutos de taxi do centro da cidade. Fundada em 1997, por um casal que era importador de cervejas belgas, a cervejaria logo de inicio teve a participação societária da Moortgat, empresa que tem marcas como Duvel e D’Achouffe no portfolio, e que hoje é dona integralmente do negócio. Com esse DNA, obviamente, a especialidade são os estilos belgas. Embora, recentemente, tenham lançado uma excelente IPA.

A cervejaria é de médio porte e moderna, o que contrasta com o ambiente de fazenda onde ela está instalada. As visitas a fabrica são gratuitas e abertas ao público, que deve se atentar aos horários e regras através do site. Ali também estão a loja, o tasting room e um agradável café, onde fiz uma bela refeição.

Three Philosophers 2016
Além da Three Philosophers, que foi devidamente degustada em sua versão 2016 (aguardem em breve uma degustação vertical aqui no blog), me chamou a atenção a excelente Rosetta, uma Old Bruin com adição de Liefmans Cuvee Brut. Um espetáculo! 

Tanques de fermentação

Entrada da loja e café

Aqui é armazenado o bagaço que será alimento de vacas!

Bela fachada da cervejaria

Sala de brassagem

Espaço onde ocorrem os eventos - ao fundo a esquerda a plantação de lúpulos da cervejaria

3 comentários:

L7 disse...

Sensacional Edu! Também sou alucinado com a Three Philosophers, tenho uma 2012 na adega. Mas deixa te perguntar, você pernoitou por lá? Foi de carro mesmo?
Obrigado!
Cheers!

Edu Passarelli disse...

Larry, tudo bem?

Dormi por lá, num hotel a cerca de 15 minutos da cervejaria (Red Carpet Inn). Fui de táxi para Ommegang, apesar de estar de carro, pois queria tomar umas boas cervejas! ;)

Cheers!

DAlmeida disse...

Vai fazer dois anos que tento visita-la, mas ela é bem contra-mao. Em setembro subo de NYC por Connecuit para entrar em Vermont. Senao, iria.

Ja visitou as cervejarias de Vermont? Ano passado visitei algumas, este ano planejando voltar para aproveitar mais. Tem muitas!

Forte abraco e otimas postagens! Parabens!