15 setembro 2014

Zundert - A décima cerveja trapista no mundo


No dia 10 de dezembro de 2013 a Associação Internacional Trapista – que certifica produtos que podem receber o selo trapista- anunciou a mais nova cerveja em sua gama de produtos. Trata-se da holandesa Zundert, produzida da cervejaria De Kievt, que fica dentro do monastério trapista Maria Toevlucht. Ela passa a ser a décima marca de cervejas trapistas no mundo, lançada quase que concomitantemente com a americana Spencer.
Por enquanto apenas uma receita é produzida, uma Tripel com 8% de teor alcoólico. Comprei uma garrafa da cerveja em minha última viagem a Bélgica e a degustei por lá mesmo. A cerveja tem coloração dourada tendendo para o âmbar. No aroma, notas de banana, especiarias e malte. No paladar, notas maltadas e frutadas se destacam, com sutil presença de especiarias e agradável amargor ao final. O álcool, bem inserido, não se destaca. É uma boa cerveja.
Uma curiosidade: durante uma visita à cervejaria Van Steenberge, no norte da Bélgica e próxima à fronteira com a Holanda, onde está o monastério Maria Toevlucht, vimos muitas caixas de Achel e Zundert aguardando o frete no estoque. Descobrimos que as cervejas são engarrafadas por lá, o que é permitido pelo selo trapista, já que apenas a produção deve acontecer dentro de um monastério.

Nenhum comentário: