01 agosto 2014

Harmonizações Perfeitas: Bacalhau à Gomes de Sá com Lips of Faith Yuzu


Quem executou essa clássica receita foi meu pai. E bem nesse dia tive a sorte de levar comigo uma Lips of Faith Yuzu, cerveja da New Belgium que faz parte da série Lips of Faith, que produz cervejas ácidas em variadas receitas. Veja outras degustações delas aqui, aqui e aqui.
A receita da Yuzu é uma interpretação do estilo Berliner Weisse, a qual a cervejaria chama de Imperial Berliner Weisse. Alem disso, tem a adição de Yuzu, fruta cítrica oriental que lembra um limão, mas é da família das grapefruit. Tem 8% de álcool, notas maltadas com sutil adocicado, acidez lática presente mas não dominante e notas cítricas e frutadas. É bastante refrescante.
Eu gostei da cerveja. Mas, quando combinada com o prato, ela se destacou muito! Suas notas cítricas e láticas fizeram ótima combinação com o bacalhau, e seu leve dulçor harmonizou muito bem com a batata e cebola. Seus 8% de álcool ajudaram a cortar a sensação de gordura do prato. Bela harmonização!
Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes
500g de bacalhau já cozido e desfiado.
4 batatas médias cozidas e cortadas em rodelas
2 cebolas cortadas em finas rodelas
3 ovos cozidos e cortados em rodelas
100g de azeitonas pretas portuguesas
Salsinha picada quanto baste
Bastante azeite português extra virgem

Preparo
Doure as batatas em azeite. Reserve. Refogue a cebola em azeite até amolecer. Acrescente o bacalhau, as batatas e azeitonas. Acerte o sal. Adicione a salsinha e os ovos cozidos e regue com bastante azeite. Bom apetite!

Nenhum comentário: