27 fevereiro 2014

Harmonizações Perfeitas: Costelinha Suína na Cerveja com Brewdog Punk IPA


Sabe aquela costelinha de porco que desmancha, solta do osso fácil e é muito macia? É isso o que você vai preparar com essa receita! Tempere a costelinha com sal e pimenta-do-reino. Coloque em uma vasilha junto com três dentes de alho esmagados, louro, alecrim, tomilho, uma pimenta dedo de moça picada, meia xícara de vinagre tinto e cubra tudo com cerveja. Deixe marinando na geladeira de um dia para o outro.
Agora vem o segredo: pegue um saco especial para assar em forno. Coloque a costela e uma xícara da marinada. Verifique o sal da carne, e se necessário, corrija. Feche o saco e leve ao forno a 180C por uma hora. A parte, cozinhe algumas batatas, sem deixar ficarem muito moles. Coloque as batatas no fundo da assadeira e por cima a costelinha, já fora do saco. Deixe mais 15 minutos em forno alto para dourar. Bom apetite!
Para harmonizar, minha escolha foi uma Brewdog Punk IPA. Notas carameladas de malte perfeitas para combinar com a carne assada, dulçor residual que encontra notas semelhantes na carne suína e amargor na medida certa pra contar a sensação de gordura do prato.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica para amaciar. Qual cerveja a mais indica para a marinada?

Edu, belíssimo trabalho na prazeres da mesa desse mês, excelentes matérias, sensacional a rota trapista!
Abs

Danilo Paolillo

Edu Passarelli disse...

Obrigado, Danilo!

Foi um prazer contar com sua colaboracão.

Grande abraço

cabernet sauvignon disse...

qual é seu email?

Edu Passarelli disse...

edu arroba edurecomenda. com.br

Abs