07 janeiro 2014

Struise Black Damnation I – Black Berry Albert

-->
Sempre começo o ano brindando com uma boa cerveja.  No ano passado foi a americana Old Rasputin. Em 2012 a Pannepot Grand Reserva 2005, em 11, a holandesa Niuw Ligt Grand Cru 2005, em 10, Samuel Adams Utopias 2009, em 2009, Westvleteren 12 e no primeiro ano onde comecei a minha “tradição”, Westvleteren 8.
Neste ano escolhi a belga Struise Black Damnation I – Black Berry Albert, primeira edição de um projeto de 12 cervejas especiais que a cervejaria lançou. Algumas maturavam em madeiras, outras eram blends, e assim por diante. A base sempre foi a Black Albert, Imperial Stout com 13% de força alcoólica. Esta versão tem adição de amoras e matura por um ano em barril de Porto.
Comprei a garrafa em minha visita à Struise, durante minha última Trappist Tour. Edição especial em garrafa silkada de 750ml. O álcool aparece com força, tanto no aroma quanto na boca. No aroma ainda são encontradas notas de café, frutas vermelhas, chocolate e alcaçuz, que se repetem no paladar. Ela é bastante complexa e densa, e deve acompanhar bem uma sobremesa com chocolate. Tenho ainda as garrafas das series II e III. Será que vou esperar 20015 e 16?

Nenhum comentário: