14 novembro 2013

Chimay - Trappist Tour 2013


O terceiro dia da rota trapista era especial. Um dia inteiro dedicado à Chimay, uma visita prá lá de especial, com direito a um tour completo por dentro da cervejaria. E ao final, passar a noite no Auberge de Ponteaupré, hospedaria oficial do mosteiro.
Mas tinha um outro motivo para ser um dia especial: além de meu aniversário, seria o meu aniversário dentro de um dos ícones das cervejas trapistas, acompanhado de alguns dos melhores amigos que tenho nesta vida. E isso, meu caro leitor, é quase tudo que um cervejeiro tem que valorizar. E eu tive essa chance! 
Eu na brassagem da Chimay
Bom, começamos nosso dia viajando de Bruxelas até Chimay. Lá encontramos Fabrice, nosso anfitrião na visita. Passamos pelo monastério, o qual tive a oportunidade de visitar em 2009, e depois tivemos a rara oportunidade de entrar na cervejaria. Entrar na cervejaria é muito restrito. Não é aberto ao público, e por lá conhecemos a moderna fábrica que os monges possuem, algo que poucas vezes vi pelas inúmeras cervejarias que conheci pelo mundo.
O ponto alto foi a degustação de uma Chimay 1997, retirada da adega da cervejaria, e que foi degustada comparada com a safra atual. E isso, merece um post à parte! Depois, seguimos para um almoço, onde ouvimos um pouco sobre a história da Chimay.
A abadia Notre-Dame de Scourmont, que produz a Chimay- certamente a mais conhecida dentre as cervejarias trapistas- começou suas atividades na região em 1850, com 17 monges vindos de Westvleteren. Em 1862, passou a produzir cervejas, além dos queijos. Seu primeiro rótulo foi o que hoje é conhecido por “rouge”. Depois, uma cerveja que era produzida apenas para o Natal entrou em linha, e hoje a conhecemos por Bleue. Somente a poucos anos atrás a tripel, conhecida por “White Label”, passou a fazer parte do portfólio. E um dos rótulos sempre cultuados pelos “beer hunters”, o Dourée, chegará ao mercado mundial em poucos meses, como a nova cerveja de linha da Chimay. Degustamos a versão que será disponibilizada. Trata-se de uma ale clara, com 4,7% de teor alcoólico, com cascas de laranja e sementes de coentro. Bela cerveja!
97 e 2013. Que show!
Uma história para outro post é a hospedagem no Auberge de Ponteaupré. Uau, que aniversário!
Estoque: Posso ficar aqui pra sempre!?

Os 5 queijos Chimay

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais do que merecido!! Meus parabéns!! Felicidades, saúde e sucesso (aqueles velhos clichês rs)!!
Danilo Paolillo

Edu Passarelli disse...

Grande Danilo, muito obrigado! Abração