03 outubro 2013

Dado Bier Double Chocolate Stout


Foram 5 anos de espera, desde a primeira versão comercial (que não obteve registro para venda), até a edição atual, devidamente registrada, que a receita desenvolvida por Carlos Bolzan – mestre-cervejeiro da Dado Bier-, e os cervejeiros caseiros Ricardo Rosa e Mauro Nogueira, ícones do movimento artesanal brasileiro, enfrentou para chegar ao mercado. E não foi a troco de nada que o primeiro lote rapidamente esgotou!
A Dado Bier Chocolate usa chocolate 70% cacau, fornecido pela Kopenhagen, parceira na cerveja, e tem 10,5% de teor alcoólico. Além do chocolate, aveia e cevada torrada são outros ingredientes da receita. “O processo de adição do chocolate à cerveja é extremamente complexo”, introduz o sócio-diretor da Dado Bier, Eduardo Bier. “Entramos nesse projeto pela sua dificuldade, pela beleza da sua história e pela inestimável parceria com a Kopenhagen”.
O kit, vendido nas lojas Kopenhagen
 Tive acesso ao kit da primeira edição registrada, que vinha acompanhada de quarto tipos de chocolate para harmonização. A cerveja é negra e densa, encorpada, com aroma e sabor de chocolate bastante evidente. Algo licoroso é percebido no paladar, aliado a notas de torrefação que lembram café. O álcool aparece, mas não domina, e o final é levemente seco. Uma bela cerveja!

Garrafa da primeira versão, a qual tive a sorte de também beber!

Nenhum comentário: