12 julho 2012

As Empoeiradas: Degustacão Vertical de Fuller's Vintage Ale

-->
Foto: Carlos Bêla

Uma das mais conhecidas cervejas de guarda no mundo é a Fuller’s Vintage Ale. Ela é produzida uma vez ao ano usando os melhores maltes e lúpulos da estação, fermentada pela tradicional levedura da cervejaria. Sua primeira edição foi produzida em 1999 e a partir de então, ano a ano ela vem sendo feita. No Brasil, tivemos acesso às safras 2008, 2009 e 2010. Além destas que chegaram por aqui, eu tinha na adega uma 2006 trazida por mim da Europa, e o amigo Alexandre Bronzatto uma 2011 trazida do Uruguai. Colocamos todas lado a lado para uma degustação vertical.
Convidamos os amigos Cris Beltrão, Carlos Bêla e Cristiano Guilherme para participar conosco da degustação. Foi unanimidade entre o grupo a preferência pela safra 2006. Com notas de malte que lembravam caramelo e biscoito, ela lembrava ainda frutas cítricas (laranja bem presente), algo condimentado e tinha corpo intenso e álcool bem inserido. Belíssima cerveja.
Completaram a ordem de preferência os anos 2008, encorpada, frutada e maltada; 2011, bastante fresca, lúpulo bem presente e lembrança de marmelo; 2010, com lembrança de ameixa, caramelo e bom amargor e 2009, que estava com o menor frescor de todas, mas mesmo assim ainda era uma boa cerveja. 
Mais uma vez minha teoria de que cervejas refermentadas na garrafa e desenhadas para envelhecer sofrem muito na importação para o Brasil. A safra 2006, a mais antiga delas e trazida em minha mala, era a que apresentava maior frescor dentre todas as amostras.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Edu, estive em Londres e trouxe na mala a Vintage 1999 e a 2000. Incrível o sabor e a complexidade das duas cervejas, bem como o paladar ainda muito fresco, com pouca oxidação.
Serve de dica avisar que na loja da Fullers na Fábrica em Chiswick ainda tem Vintage de quase todos os anos à venda por preços bem módicos pros padrões brasileiros.

abraço

Alessandro Pinesso disse...

Ganhei uma 2008 de aniversário em maio do ano passado, vou esperar mais um pouco para abri-la.

André Silva disse...

Coisa linda!
Estou com uma 1999 e uma 2009, guardando pra juntar com outras e fazer vertical também!

Edu Passarelli disse...

Bela dica, Fabiano! Obrigado.

Alessandro, você já bebeu alguma outra safra?

André, pelo visto teremos que fazer muitas verticais lá no Aconchego Carioca SP! Tenho mais da 2008 e 2006!!!

Abraços

André Silva disse...

Hahaha, legal, quando quiser!