05 junho 2012

Harmonizações Perfeitas: Stinco de Cordeiro, purê de cará e molho de cerveja com Affligem Dubbel.


Uma das harmonizações que mais aprecio é das cervejas dubbel com carne de cordeiro. A cerveja tem força ideal para fazer frente a este tipo de carne, e suas notas carameladas combinam muito bem com o sabor da carne. O stinco, corte da canela do cordeiro, apresenta carne muito macia e algo gorduroso vindo do tutano. Esta gordura desaparece no paladar graças ao álcool da cerveja. Apesar de parecer complicada, a receita é apenas trabalhosa e o resultado é fantástico!

Preparo

4 Stincos de cordeiro
200g de cebola picada
200g de cenoura picada
100g de salsão picado
350 ml de cerveja escura não muito doce
1000ml de água
1 ramo de tomilho
1 ramo pequeno de alecrim
3 dentes de alho
Sal
Pimenta-do-reino moída na hora
Azeite
100g de manteiga

Limpe a carne, retirando os excessos de gordura e nervos. Tempere com o sal e a pimenta. Leve os stincos para marinar com as ervas, alho, cenoura cebola e salsão, por 24 horas em geladeira.

Aqueça o azeite em uma caçarola e sele a carne, até dourar em todos os lados. Acrescente os ingredientes da marinada e a água, e deixe cozinhar em fogo baixo por 3 horas. Separe os stincos e reserve. Coe o molho e engrosse com a manteiga.


2 kg de cará;
300 ml de leite integral
3 folhas de louro;
1 ramo pequeno de tomilho fresco;
200 ml de creme de leite fresco;
100 g de manteiga sem sal
Sal grosso e pimenta-do-reino branca moída a gosto

Descasque e corte o cará em cubos grandes, coloque em uma panela com o leite, as folhas de louro, o tomilho, o sal grosso e a pimenta-do-reino branca moída a gosto; cubra com água e leve ao fogo. Deixe ferver por aproximadamente 30 minutos ou até ficarem completamente macias. Escorra todo o líquido e retire as ervas; amasse bem o cará ou use o passador de legumes. Coloque em uma panela e leve ao fogo novamente; acrescente o creme de leite fresco e a manteiga, mexendo bastante para ficar homogêneo; acerte o sal, se necessário; reserve.

Sirva o purê com um stinco e o molho por cima. 

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: