15 fevereiro 2012

Pilsner Urquell - Visita à fábrica da mãe das pilsens

-->
 Ainda não visitei todas as cervejarias que gostaria. Mesmo assim, o currículo de visitas é grande. Certamente já passei de 100 fábricas visitadas. E até hoje, a mais interessante de todas foi a visita na Pilsner Urquell.
Localizada na cidade checa de Plzeň (Pilsen), que fica a 90km da capital Praga, a fábrica da Urquell é berço do estilo de cerveja mais consumido hoje no mundo, o pilsen. Foi na história recente da cerveja que ele foi criado. Em 1842, o cervejeiro Josef Groll criou uma fórmula de uma cerveja loira, límpida e suave, que rapidamente conquistou paladares pelo mundo. Foi batizada como Pilsner Urquell, ou a original de Pilsen, e é produzida até hoje.
A visita a fabrica pode ser agendada com antecedência no site da cervejaria ou comprada na hora, mediante disponibilidade. Os horários com explicação em inglês são os mais concorridos, portanto, atenção. Após uma apresentação da história da empresa, o visitante segue em um micro ônibus para conhecer as instalações da cervejaria. Belas tinas de cozimento, fermentadores gigantes e uma moderna linha de envase precedem a mais surpreendente etapa da visita: os túneis onde no passado era produzida a cerveja.
 Alguns degraus de escada abaixo e já é notório que a temperatura dos túneis é bastante baixa. Lá se conhece os antigos estoque de gelo, que era obtido no inverno através de neve e armazenado durante o verão, e também os antigos tanques para fermentação, que ocorria sem vedação. Em alguns deles ainda existe produção de cerveja, justamente para que o visitante possa prová-la da forma como era feita no passado. Uma experiência incrível! A visita termina em uma loja de souvenires. E lá vai o cartão de crédito!

Tanques de fermentação aberta
Cerveja direto dos tanques!

2 comentários:

Marcelo Cunha disse...

Edu, boa tarde...sou grande apreciador de cervejas e ja tomei varias vezes a Pilsner Urquell....acho seu sabor inconfundível e diferente de qualquer outra cerveja...ela é mesmo uma pilsen?

Edu Passarelli disse...

Marcelo, tudo bem!?

Sim, ela é uma pilsen. A referência do estilo.

O que acontece é que o estilo pilsen é o mais deturpado no mundo. Muitas lagers claras, que pouco tem a ver com o estilo, são chamadas de pilsen. Uma pena!

Abraço