30 janeiro 2012

Harmonizações Perfeitas: Sushis e Cervejas


Adoro comida japonesa, especialmente sushis. E umas das bebidas ideais para acompanhá-los é a cerveja. Um dos sabores presentes no sushi e o tal do “quinto sabor”, o umami. Difícil de ser reconhecido por muitos, o umami engloba uma gama de sabores que vem das proteínas e do glutamato. Peixe cru, shoyu e alga marinha são ricos em umami. Outro elemento que ganha força no paladar dos sushis é o wasabi, a raiz forte japonesa. Sua ingestão provoca uma certa sensação de irritação aos seios da face, chegando a provocar lágrimas em alguns.
Para harmonizar sushis com cervejas o ideal é buscar estilos de paladar suave – para não passar por cima da delicadeza do prato- e com alguma presença de lúpulo, que combina muito bem com o wasabi. Pilsens originais são boa pedida, mas a minha combinação predileta é com as Kölsch. Sua lupulagem floral e o frutado da fermentação funcionam muito bem com os sushis. Seu sabor com residual levemente adocicado também corta a sensação salgada do shoyu. Outro estilo que acompanha bem são as weizen. Apesar de pouca lupulagem, seu fermento – também rico em umami- harmoniza por semelhança, enquanto o condimentado, principalmente a sensação de cravo, vai bem com o wasabi. E sua leveza e boa acidez são perfeitas para acompanhar peixes.
No ano passado estive em Colônia, a terra das Kölsch, e não resisti em tomar uma cerveja local com sushis, onde fiz a foto acima. Agora que você já sabe que a harmonização funciona muito bem, na próxima visita a um restaurante japa, peça cerveja! 

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post, Edu!! Uma verdadeira aula, ótimas dicas!! Vou tentar!!
Abs

Danilo Paolillo

Edu Passarelli disse...

Valeu, Danilo!

Grande abraço

Thi_Anselmo disse...

Que maravilha! Amo sushi e saber harmonizar com Cerveja é a glória. A propósito, trabalho na União Cultural Brasil Estados Unidos, uma das professoras aqui é sua tia Chris Issa. Mandamos um grande abraço a voce e ao seu incrivel blog.

João Buena disse...

Fala Edu! Pelo menos uma vez por semana como um sushi-zinho e claro, harmonizando sempre com boas cervejas.

Eu prefiro com (Strong) Dark Ales. Acho que o sushi tem gosto bem forte, marcante, mais ainda com o molho shoyo, e pra mim as cervejas mais leves somem nesse contexto. Depois que tomei com uma Dark Ale não mudei mais. Rochefort 10, St Bernardus 12, Chimay Grand Reserve, Delirium Nocturnum, Gouden Carolus Classic, etc.

Dá pra ver que o meu negócio são as belgas, né? É que essas não faltam na geladeira lá em casa, rrsss...

Grande Abs!

Edu Passarelli disse...

Thi_anselmo,

Que legal!

Abraços a todos!

Edu Passarelli disse...

João,

Eu sou mais com as suaves. Mas isso não quer dizer que não gosto destas belgas, muito pelo contrário!!! :)

Grande abraço

Edu

Unknown disse...

O díficil é encontrar uma Kolsch ou uma Strong Golden Ale em um restaurante japones aqui no Brasil. hahahah, conhece algum Edu?

abraço

Panela de Malte

Edu Passarelli disse...

Verdade, João. Mas isso vai mudar em breve!

O Ban tem umas Colorados, mas ainda nenhuma destes estilos...

Abraço

Anônimo disse...

Umami não tem nada difícil de reconhecer: sabe quando se faz um bom caldo de vegetais com cenoura, aipo, salsa, alho poró, etc? O sabor do caldo, que pega no "fundo da língua" é o sabor Umami. Um exemplo artificial é o Glutamato monossódico (umami puro). Umami é o sabor derivado de vegetais/carnes/insumos com alto teor de glutamato e outros químicos derivados naturalmente.