21 julho 2011

Harmonizações Perfeitas: Hambúrger com Brooklyn Lager



Desde quando comecei a estudar harmonizações de cervejas com gastronomia meu “ídolo” sempre foi o americano Garrett Oliver. Mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery, o cara é o Papa das harmonizações e também autor do excelente livro “The Brewmaster’s Table”, que, claro, fala sobre harmonizações.
Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em janeiro do ano passado, quando ele estava em férias no Brasil e passei um final de semana com ele na casa de amigos. Poucos meses depois, o recebi no Melograno para o almoço de lançamento das Brooklyn em terras brasileiras.

Uma das harmonizações mais citadas por Garrett é a de sua Brooklyn Lager com hambúrguer. Os toques caramelados na cerveja combinam muito bem com os mesmos toques encontrados na carne grelhada, enquanto seu amargor funciona muito bem para cortar a sensação de gordura do sanduíche. Tem que provar para ver que é muito bom!

Para fazer um bom hambúrguer, o ideal é você ter uma grelha e usar carvão em brasa. Mas se não der, uma boa panela de ferro bem quente é uma boa solução. Compre um pão de hambúrguer de qualidade e peça ao seu açougueiro para moer patinho com um pouco de sua gordura no disco grosso. Molde hambúrgueres de aproximadamente 200g com as mãos, e deixe para temperar com sal e pimenta-do-reino, moídos na hora, quando a carne estiver na grelha. Para acompanhar, uma boa maionese – se for caseira melhor ainda-, salada e ketchup. E sua Brooklyn Lager! 

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: