25 janeiro 2012

As Empoeiradas: Eisenbahn Mestre Cervejeiro - A Trilogia




Em 2007 a microcervejaria Eisenbahn lançou um concurso para cervejeiros caseiros chamado Mestre Cervejeiro. Como prêmio, o vencedor teria sua receita produzida na Eisenbahn. Nesta época eu ainda produzia cerveja em casa, e fiquei em terceiro lugar. O vencedor foi Leonardo Botto, que teve a sua cerveja Dama do Lago produzida em 2008. Em 2009, a segunda edição do concurso premiou Ivan Steinbach com sua robust Porter batizada de Joinville Porter. Em 2010 a terceira e última edição do concurso teve como vencedor Sandro Singer, com sua dubbel São Sebá.
 A Dama do Lago
Tinha em minha adega as três edições, as quais degustei no final do ano passado. Todas continuam bem boas, com destaque para a Dama do Lago, que acredito estar em seu melhor momento. Para os que ainda tem esta raridade, recomendo a degustação imediata. Notas de frutas secas, bala toffee e chocolate se destacam na cerveja que ainda continua bastante complexa. A boa Joinville Porter também está em um bom momento, porém sem grande evolução com a guarda como a Dama. A que mais evoluiu – e creio que ainda melhora com o tempo- foi a São Sebá. Seu álcool que no seu lançamento aparecia um pouco destacado está mais suave ao paladar, deixando as notas de malte, ameixas secas e chocolate mais evidentes.
Será que teremos mais concursos pela frente?
          Joinville Porter          

 São Sebá
As empoeiradas é uma seção do blog onde degusto cervejas de minha adega, que eu mesmo deixei envelhecer ou já comprei envelhecidas.

5 comentários:

FABIAN disse...

Concordo contigo. A evolução da São Sebá é impressionante. Ainda tenho algumas garrafas lá em casa e cada uma que eu abro é muito melhor que a anterior. Abraço!

Unknown disse...

Eu tomei a Dama Envelhecida em um ano e a Joinville dois anos. Ambas estavam muito boas, mas a Joiville jovem eu achei melhor que a guardada. Já a San Sebá eu só tomei fresca e curti bastante também!

abraço

panela de malte

Edu Passarelli disse...

Ponzi,

Mas eu creio que ela chegou no topo da curva. E hoje o Bob relatou no Facebook que a provou recentemente e já não estava mais boa. Bebi uma com o Botto na semana passada e estava legal. Abre uma e teste! :)

João,

Acho que a São Sebá ainda deve ser achada em alguma loja especializada. Vale buscar!

Abraços

Marcelo Cunha disse...

Edu, bom dia

Se essas cervejas eram tão boas e tiveram boa repercussão porque deixaram de ser fabricadas?...ha alguma previsão de retorno?
obrigado

Edu Passarelli disse...

Marcelo,

A idéia sempre foi apenas um lote de cada, como prêmio do cervejeiro caseiro vencedor do concurso. A dúvida que tenho é por que não tivemos mais o concurso! :)

Abs