21 novembro 2011

Way Beer Double APA 8S


Como muitas das boas coisas da vida, esta também aconteceu meio que por acaso. A microcervejaria paranaense Way Beer estava prestes a comemorar seu primeiro aniversário. 

Surgiu a idéia de criar uma receita colaborativa, aproveitando a vinda de especialistas estrangeiros ao WikiBeer, festival cervejeiro que aconteceu em Curitiba recentemente. Durante o festival, outros cervejeiros brasileiros se empolgaram com a idéia, e de pronto foram convidados para a festa! Assim surgiu a Way Beer Double APA 8S, uma edição limitada de apenas 3 mil litros. 

Como base foi usada a American Pale Ale da Way, que nesta edição teve o dobro de amargor e usou uma variedade de lúpulos bastante nova, chamados de Falconer’s Flight - seleção de variedades mais cítricas e florais, que tem nomeada em homenagem ao cervejeiro americano Glen Hay Falconer, morto em 2002.

A 8S contou com a colaboração de Graeme Wallace, um dos cervejeiros da escocesa Brewdog, famosa por suas cervejas radicais, algumas delas entre as mais alcoólicas do mundo; e Joseph Tucker, especialista do site de avaliações de cervejas norte-americano Ratebeer.com. O belga que vive no Canadá Jacques Bourdouxhe, cervejeiro caseiro há mais de 30 anos, também participou da elaboração da receita, assim como os microcervejeiros brasileiros Samuel Cavalcanti, da paranaense Bodebrown; José Felipe Carneiro, da mineira Wäls; Rafael Rodrigues, da gaúcha Coruja; e Alessandro de Oliveira, cervejeiro e sócio-proprietário Way Beer.

Provei a novidade neste ultimo final de semana, durante o Festival Brasileiro da Cerveja, que aconteceu em Blumenau. Trata-se de uma cerveja potente, bastante aromática – com lúpulos em destaque -, e residual levemente adocicado, lembrando caramelo. O amargor aparece bastante, mas com elegáncia. Outra bela cria da Way, que pelo segundo ano consecultivo surpreende no festival.

Nenhum comentário: