Esta é uma receita bem simples de ser preparada. A idéia surgiu em um papo com um amigo, onde eu comentei que tinha trazido uma boa lentilha da Europa e ele que tinha camarões frescos em casa. Depois de algumas dicas que colhi com chefs amigos, o jantar estava planejado. A inusitada combinação de lentilhas e camarões mostrou-se bastante saborosa. 

Além de harmonizar com cerveja, a idéia também foi de usá-la no também preparo. Usamos em dois momentos no preparo da receita: para hidratar as lentilhas e depois para cozinhar o camarão. 
Para harmonizar a escolha foi a belga Carolus D’Or, edição comemorativa produzida pela cervejaria Het Anker que tem receita muito próxima (ou igual?) a safrada Cuvée Van de Keizer. A D’Or apresenta notas de frutas secas, toffee, caramelo e adocicado, que combinam muito bem com a lentilha. Sua potência alcoólica (8,5%) corta bem a gordura do camarão e seu sabor intenso faz frente ao também intenso sabor do crustáceo. Bela harmonização!
Camarões na cerveja com lentilha Du Puy
Lentilha
250g de lentilhas Du Puy
330ml de cerveja escura para hidratar (usamos Leffe Brune)
80g de bacon picado
80g de cebola finamente picada
80g de cenoura picada em cubos pequenos
80g de salsão picado em cubos pequenos
2 folhas de louro
tomilho
600ml de caldo de carne
Sal
Deixe as lentilhas hidratando na cerveja por 3 horas. Frite o bacon junto com a cebola, cenoura e salsão. Acrescente a lentilha junto com a cerveja e deixe reduzir. Acrescente o louro e um pouco de sal. Adicione o caldo de carne. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo médio ou até a lentilha chegar ao ponto. Se necessário, acrescente água morna. Ao final, adicione o tomilho e corrija o sal. 
Camarão
1kg de camarão rosa grande limpo
Sal
Pimenta do reino
Ervas frescas picadas finamente (tomilho, manjericão, etc)
200ml de cerveja clara (usamos Leffe Blond)
80ml de azeite
Frite os camarões em azeite. Adicione o sal e a pimenta. Quando estiverem perto do ponto (é rápido, cerca de 2 minutos de cada lado de fritura), adicione a cerveja e as ervas. Deixe reduzir.
Sirva os camarões sobre a lentilha. Bom apetite!

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli