03 janeiro 2011

As Melhores Cervejas de 2010


2010 foi um ano bastante corrido. Tive muitos projetos cervejeiros, muita dedicação ao meu bar, o Melograno, algumas viagens, enfim, muito trabalho. E a conseqüência disso foi um baixa atualização deste blog. Mesmo com algum atraso, publico a minha lista das melhores cervejas do ano, assim como fiz em 2006, 2007, 2008 e 2009.

Vale evidenciar que trata-se de uma lista pessoal, com cervejas que fizeram parte de meu dia-a-dia durante o ano ou me surpreenderam de alguma forma. Assim como em outros anos, limito apenas a produções nacionais.

Bamberg St Michael

A Cervejaria Bamberg se consolidou como uma das melhores cervejarias do Brasil em 2010. Seus prêmios conquistados nos últimos anos certamente evidenciam isto. Porém, a inventividade e competência de Alexandre Bazzo, sócio e cervejeiro da Bamberg, é o que em minha opinião traz o destaque da cervejaria. O Bazzo é um dos maiores conhecedores de cervejas do Brasil. Não só em estilos, mas em produção e degustação, o que faz com que suas cervejas melhorem a cada dia que passa. E faz também com que cervejas como a St Michael -uma weizenbock maturada em carvalho e refermentada com levedura para espumantes- seja lançada no Brasil.

Colorado Indica

Continuo achando a Indica uma das melhores cervejas do Brasil. Neste ano ainda tivemos uma versão “turbinada” dela, a Double Indica, que me fez gostar ainda mais desta cerveja, que já é uma tradição brasileira. Toda semana tenho que beber minha Indica!

Heineken

Pensei muito antes de colocar esta cerveja na lista, por se tratar de uma produção de larga escala, ao contrário de outras que aqui figuram. Mas o fato é que a Heineken é um ótimo custo beneficio, e em muitos momentos deste ano foi a minha escolha, principalmente em churrascos com amigos, seja em lata, long neck ou em seu ótimo barrilete. E por se tratar de uma cerveja diferenciada dentre as grandes, mantendo uma fórmula “ousada” para padrões macro cervejeiros, a escolho com uma das melhores de 2011.

Biertruppe Vintage N°1

Um dos símbolos cervejeiros do ano foi a burocracia e falta de conhecimentos dos órgãos públicos para a liberação de novos produtos. A Biertruppe Vintage N°1, produzida pela Biertruppe – da qual tenho orgulho em fazer parte- foi uma das vítimas destas negativas de registro. Uma pena, pois certamente ela teria chegado aos copos de muitos apaixonados por cervejas, como nós da Biertruppe. Entra na lista, mas só por que existiu um tal de VNTG por ai!

O melhor do ano foi ver a quantidade de boas cervejas que vem surgindo. Sejam elas importadas ou nacionais, o fato é que o mercado de cervejas especiais está se consolidando, e hoje já não soa como uma utopia de meia dúzia de malucos, como parecia em 2006, quando publiquei minha primeira lista por aqui.

Feliz 2011!

7 comentários:

  disse...

Edu, achei legal você ter incluído a Heineken nessa exclusiva lista. Justiça a uma cerveja com ótimo custo/benefício, produzida em larga escala mas sob os rigores da lei alemã de pureza (nada de aditivos químicos!), ao contrário de muitas outras "premium" e "artesanais" nossas. Claro, sem esquecer do caráter de malte e bom amargor proporcionado pelo lúpulo, que dá personalidade a esta cerveja.
 
Este ano vou conhecer seu bar, me aguarde!
 
Abraço.
 
Claudinei

Edu Passarelli disse...

Claudinei,

Acabei de passar o ano novo na praia com amigos e a Heineken foi o carro chefe. Isso tudo por conta do custo-benefício.

Espero você no Melograno. Me avise antes!

Abraço

Edu

Paulo disse...

Edu, penso exatamente dessa mesma maneira. A Heineken a cada dia me surpreende mais. Dominou meu isopor na praia nesse fim de ano. Só que a noite eu trocava a Indica aqui "sugerida" pela APPIA e pela DEMOISELLE, presente de Natal do meu cunhado. Posso dizer que passei muito bem o feriado. Fico contente pela inclusão da Heineken na sua lista. Um abraço...

Edu Passarelli disse...

Boas escolhas, Paulo!

Abraço

Anônimo disse...

Também achei muito boa a idéia de incluir a Heineken! Temos que louvar esta cerveja que nos salva do limbo das "loiras" comuns!
Manter a mesma fórmula por anos sem cair perante à "devassidão" do capitalismo que transformou boas cervejas em meras águas amareladas.
Parabén Edu.

José Luís - Santos?SP

Bebida Gelada! disse...

Realmente, estas cervejas estão entre as melhores do mecado.
E nada melhor que aprecisar uma cerveja no conforto do lar. Para isso, acesse www.bebidagelada.com.br e faça seu pedido.

Bebiga Gelada! - Delivery de bebidas em São Paulo.

Angelica disse...

Minha cerveja favorita é Heineken. Eu sei de um bar que vende bebidas e entrega em domicílio. amanhã eu tenho a minha festa de aniversário e pediu delivery da Heineken e comida mexicana. Beijos