11 novembro 2010

Wäls Brut



Neste semana estive em Belo Horizonte para apresentar uma palestra cervejeira a clientes de um banco. No dia seguinte tratei de agendar meu vôo para o final da tarde, com a finalidade de rever os amigos da Wäls e conferir de perto as novidades que em breve estarão no mercado.

Chegando na fábrica logo pude conferir a nova engarrafadora adquirida por eles, que vai trazer mais qualidade às cervejas Wäls. No subsolo, duas surpresas: uma estação de tratamento de esgoto, mostrando a preocupação dos cervejeiros com a natureza, e o espaço onde será a futura cave para a Wäls Brut, cerveja do estilo champenoise que está sendo desenvolvida por José Felipe Carneiro, sócio e cervejeiro da Wäls.

Ao meu ver a Wäls Brut é a mais Brut (termo que define espumantes secos) dentre as cervejas produzidas pelo estilo champenoise no mundo. Bastante saborosa, ela apresenta bom perlage e tem o final bastante seco, como nos bons bruts. Notas de fermentação de vinho são percebidas, aliadas a um frutado intenso e dulçor de malte. A garrafa que provei ainda não havia concluído totalmente o processo de champenoise, faltando um pouco de maturação e o degorgement (processo de congelamento que elimina a borra acumulada no gargalo), e por isso trazia certa turbidez. Mas posso dizer que a cerveja já estava espetacular! Se tudo caminhar bem, em fevereiro estará no mercado.



José Felipe Carneiro - Sócio e cervejeiro da Wals, ao lado dos pupitres com a Brut

Nenhum comentário: