13 novembro 2010

Harmonizações Perfeitas: Trofie al Pesto e New Morning



No post onde contei minha visita ao Birrificio Del Ducato comentei que fui a Itália para um tour gastronômico. Na mala, além de algumas das cervejas do Del Ducato, trouxe também ingredientes típicos da Ligúria. A idéia era fazer algumas harmonizações gastronômicas entre cervejas e pratos típicos italianos. O primeiro que preparei foi um Trofie Al Pesto, um dos pratos que mais me marcou em Genova.
A receita fui buscar no blog de um dos caras que mais entendem da gastronomia da Ligúria aqui no Brasil, o chef Carlos Bertolazzi, no Zena Caffè. O blog, que se chama Cucinando, pode ser visto aqui. A massa, típica de Genova, é feita a base de semolina, e pode ser encontrada em boas importadoras aqui no Brasil.
Para a harmonização escolhi a New Morning – que também é chamada de Nuova Mattina– uma ale que tem como ingredientes camomila, gengibre e até mesmo pimenta verde! A cerveja é bastante refrescante e condimentada, e este foi o motivo pelo qual acreditei que combinaria com o pesto, um molho cru que apesar de apresentar um sabor marcante, também traz notas refrescantes, principalmente pelo manjericão. A combinação foi perfeita! Agora que as cervejas da Ducato estão chegando ao Brasil, vale correr para cozinha e testar a receita!
Molho Pesto: (para aprox. 600g de massa) – Receita de Carlos Bertolazzi
4 maços de Manjericão
200ml de Azeite Extra Virgem
3 colheres de Grana Padano Ralado (*)
3 colheres de Pecorino Ralado (*)
2 dentes de alho
1 colher de pinoli
1 colher de chá de sal grosso
Modo de Preparo:
Antes de começar o preparo do molho coloque o copo do liquidificador no freezer para que todo o preparo seja feito em baixa temperatura evitando a oxidação do pesto.
Adicione metade do azeite e os outros ingredientes, deixando as folhas de manjericão por último para que elas não entrem em contato direto com as lâminas do liquidificador.
Utilizando a função “Pulsar”, triture todos os ingredientes e adicione o restante do azeite. Reserve o molho com uma camada de azeite por cima para que ele não escureça.
Numa panela com abundante água fervente e sal coloque a massa para cozinhar, adicionando a batata em cubos pequenos e a vagem em pedaços de cerca de 1cm pouco antes de terminar o cozimento. Escorra a água do cozimento, guardando um pouco para ajudar a dissolver o pesto.
Em uma frigideira grande coloque o molho e adicione a massa com a batata e a vagem e um pouco da água de seu cozimento. Nunca aqueça o pesto. Sirva imediatamente.

Harmonizações de Cervejas e Gastronomia por Edu Passarelli

Nenhum comentário: